Bento Gonçalves

Processo seletivo para estudantes indígenas inicia no IFRS Bento Gonçalves

Podem participar estudantes indígenas oriundos de escolas públicas ou privadas.

Imagem: Divulgação IFRS
Imagem: Divulgação IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está realizando um processo seletivo especial para o ingresso de estudantes indígenas em cursos técnicos e superiores gratuitos. Em Bento Gonçalves, são ofertadas duas vagas para cada curso disponível no Processo Seletivo regular. As inscrições podem ser realizadas até 23h59min de 31 de janeiro de 2022 e não há cobrança de taxa.

Podem participar estudantes indígenas oriundos de escolas públicas ou privadas. A seleção se dará por meio de prova presencial de redação, para os cursos de graduação; e por sorteio entre os candidatos inscritos, para os cursos de nível técnico. A prova de redação ocorrerá no dia 08 de fevereiro de 2022. O sorteio será no dia 10 de fevereiro de 2022. O ingresso ocorrerá no primeiro semestre letivo de 2022.

De acordo com o diretor-geral do Campus, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, o objetivo é garantir o acesso de indígenas a cursos técnicos e superiores, assegurando um dos direitos constitucionais que é a educação. Este é o terceiro Processo Seletivo do IFRS especificamente para indígenas. A iniciativa é oriunda da Política de Ingresso Especial e Permanência do Estudante Indígena do Instituto, aprovada em abril de 2019. No total, são 308 vagas em cursos gratuitos, para ingresso no primeiro semestre de 2022 nos 17 campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (POA), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.