O envio de documentação da matrícula dos aprovados no Processo Seletivo de estudantes 2024/02 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) finaliza nesta terça-feira, 30 de julho.
Os documentos devem ser encaminhados via sistema eletrônico. É importante destacar que é necessário efetuar a matrícula e seguir os passos do cronograma do Processo Seletivo para garantir a vaga, respeitando os prazos estabelecidos.
Como fazer a matrícula?
Acesse o botão “pré-matrícula” localizado no menu horizontal do site de ingresso ou clique AQUI, sendo necessário utilizar a senha do portal gov.br. Na parte inferior do mesmo site há dois vídeos que explicam o passo a passo: um sobre como fazer a matrícula e o outro sobre a análise socioeconômica.
Toda documentação necessária pode ser conferida no anexo do edital do seu tipo de curso. Tire fotos ou gere PDFs dos documentos. Aliás, preste atenção para que eles fiquem legíveis. Quem não tem acesso à internet pode comparecer ao campus nos horários especificados no edital para usar os computadores.
Foi aprovado na cota errada?
O candidato aprovado em uma cota (reserva de vagas) e que não cumpre as exigências, deverá entrar no sistema de matrículas no período estipulado e apenas registrar presença no botão específico para isso. Porém, a matrícula não será efetivada, mas o indivíduo seguirá na lista como suplente. Neste caso, se houver sobra de vagas, poderá participar da chamada pública de candidatos.
Ficou como suplente?
Se depois da primeira fase de matrículas ainda restarem vagas para alguns cursos, o IFRS poderá publicar nova chamada de estudantes. Os candidatos que estão nas listas de classificação como suplentes poderão participar da chamada pública, prevista para ser divulgada no dia 8 de agosto.
Acompanhe o site de ingresso.