Bento Gonçalves

Problema de esgoto a céu aberto ao lado de escola começa a ser resolvido

esgoto (Foto: Bruno Mezzomo)
esgoto (Foto: Bruno Mezzomo)
Problema começou a ser resolvido (Foto: Bruno Mezzomo)

Um problema antigo de esgoto ao lado da Escola Municipal Ulisses de Gasperi, no bairro Municipal, em Bento Gonçalves, provocava mau cheiro de esgoto e mosquitos, para alunos, professores e moradores, começou a ser solucionado nesta semana.

Depois da reportagem constatar o problema no local, o secretário de obras, Jairo Alberici, prometeu que iniciaria as obras de canalização em uma semana. Porém, passado o prazo inicial, a equipe voltou ao local e nada havia mudado. Alberici fez uma nova promessa ao afirmar que as obras iniciariam na terça-feira, dia 24. Nada foi feito, com a justificativa de que as máquinas estariam em outra obra no interior.

Nesta quinta-feira, dia 26, o Grupo RSCOM recebeu a informação de que uma patrola  estaria no terreno ao lado, então fomos ao local e o engenheiro da prefeitura Cláudio Rossatto, responsável pela obra, disse que o cheiro de esgoto era gerado a partir de uma caixa coletora que recebe expurgo da rede pluvial. O aumento de novas redes prediais no bairro, sem o planejamento de outra estrutura para coleta, provocou transbordamento, gerando mau cheiro, proliferação de mosquitos e poluição.

esgoto (Foto: Bruno Mezzomo)

– O trabalho inicial é abrir uma vala para poder drenar o terreno, já que está tudo alagado e está depositando esgoto, então está criando mosquito e mau cheiro. Nós vamos abrir uma vala para drenar futuramente tubular. Esse trabalho inicial de drenagem e secagem leva de 15 a 20 dias. Após secar, será feito o projeto para canalizar o terreno e resolver o problema em definitivo, afirma Rossatto.

O esgoto que escorre a céu aberto, além de ser uma questão de saúde pública, traz outras consequências como a poluição do Arroio Pedrinho e o próprio lençol freático, abrangendo uma área particular e da Prefeitura.