Agro Rural

Primeiros embarques de carne suína para as Filipinas partem do Rio Grande do Sul

As cargas saíram nesta terça-feira (25) das plantas da Alibem em Santa Rosa e Santo Ângelo

(Foto: Ascom Alibem)
(Foto: Ascom Alibem)

Pouco mais de seis meses após a visita da missão filipina ao Rio Grande do Sul, ocorreram os primeiros embarques de carne suína para o país asiático. As cargas saíram nesta terça-feira (25) das plantas da Alibem em Santa Rosa e Santo Ângelo. A missão técnica das Filipinas esteve no estado em dezembro do ano passado, quando os técnicos conheceram o trabalho do Serviço Veterinário Oficial e visitaram propriedades e indústrias. Em março deste ano, foi anunciada a aprovação do produto gaúcho.

As Filipinas são um mercado importante para a carne suína brasileira, conforme afirma Rogério Kerber, presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS. Ele prevê que, em 2024, as Filipinas serão o segundo maior comprador de carne suína brasileira, atrás apenas da China. Em 2023, o país asiático foi o terceiro maior mercado, com mais de 126 mil toneladas exportadas. Kerber atribui essa conquista ao status do Rio Grande do Sul como área livre de febre aftosa sem vacinação. Somando as exportações de aves e suínos, as duas proteínas aprovadas para o mercado filipino, o volume em 2023 foi de 394 mil toneladas.

Rosane Collares, diretora do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura do RS, destacou a satisfação das autoridades filipinas com os controles apresentados durante a visita em dezembro, resultando em uma rápida resposta. Ela mencionou que desde o ano passado, o estado já recebeu doze missões internacionais. “Ter essa oportunidade de demonstrar a excelência do Serviço de Defesa do Rio Grande do Sul é uma grande satisfação para os servidores. Nós temos essa oportunidade de demonstrar a seriedade com que se trabalha o tema defesa”, afirmou.

Márcio Todero, chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura no RS, ressaltou que os embarques para o novo mercado são resultados da organização de toda a cadeia produtiva, sendo um passo importante para a diversificação dos mercados.