Comportamento

Primeiro semestre do ano apresenta uma evasão escolar superior a 40% em Caxias do Sul

Foto: Internet / Divulgação
Foto: Internet / Divulgação

No ano de 2021, as aulas presenciais retornaram em meados do mês de abril, de forma híbrida. As escolas adaptaram-se para um retorno, em uma semana presencialmente e na outra continuar com atividades em casa. Está forma desestimulou alguns alunos, causando uma evasão escolar.

A rede municipal de ensino, até o dia 16 de junho de 2021, tinha 33.878 estudantes matriculados em Caxias do Sul, e destes 525 alunos não haviam voltado para as escolas. O percentual de 1,55% do total, é 43% maior do que o mesmo período do ano passado, onde 1,08% dos alunos haviam desistido dos estudos.

Dentre os fatores identificados pela Secretaria Municipal de Educação são os atrasos para os retornos as aulas presenciais durante a pandemia, a chegada do inverno e a mudança de endereços das famílias.

De acordo com a secretária de Educação, Sandra Negrini, alguns alunos não estão interagindo, nem comparecendo nas aulas presenciais e nas online. Ainda, não realizam as atividades preparadas para fazer em casa. Sandra informa que é dever dos pais e responsáveis matricular os filhos entre quatro e 17 anos, e acompanhá-los nas escolas.

Devido estes números agravados da evasão escolar, a pasta lançou uma campanha para buscar ativamente as crianças e adolescentes, em período escolar, que não estão matriculados no município. Só no mês de junho, segundo dados divulgados pela secretária, cerca de 300 alunos foram recolocados no sistema educacional.

Os pais e responsáveis que desejam regularizar a matrícula dos estudantes ou inseri-los podem buscar a Central de Matrículas que fica localizada na Avenida Júlio de Castilhos, nº2555, no Centro. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (54) 3221-6797.