Empreendedorismo

Primeiro ciclo do Edital Gaúcho de Inovação aprova 12 projetos

Primeiro ciclo do Edital Gaúcho de Inovação aprova 12 projetos

Foram aprovadas 12 ideias de indústrias de Porto Alegre, Caxias do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha e Flores da Cunha para serem transformadas em projetos no primeiro ciclo do Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria. Essa é a terceira edição da iniciativa promovida pelo Sesi, Senai, IEL e Sebrae, com apoio da FIERGS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O objetivo é promover a cultura da inovação e aumentar a competitividade da indústria do RS.

O edital disponibiliza recursos entre R$ 200 mil e R$ 600 mil por projeto. Além de recurso financeiro, os projetos aprovados têm acesso ao know how das instituições para o desenvolvimento da ideia e utilização dos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Senai e do Sesi. Também poderá participar de ação complementar do Sebrae com foco em empreendedorismo, modelagem de negócio e divulgação do produto, e do IEL, com foco na gestão da inovação e liderança da empresa. Os projetos aprovados terão ainda uma capacitação e mentoria em Propriedade Intelectual, por meio do INPI.

NOVA OPORTUNIDADE
O novo ciclo da terceira edição do Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria segue com inscrições abertas até 3 de maio. Podem participar indústrias – grandes, médias, pequenas, micros ou startup – contribuintes de Sesi e Senai, com CNPJ registrado no Rio Grande do Sul. Não podem estar inadimplente com alguma das instituições ou Sebrae, não ter débitos fiscais e não ter dirigente com vínculo profissional com algum dos entes do edital. As ideias podem ser enquadradas nas seguintes linhas: Agritech, Bioeconomia, Cidades Inteligentes, Design para Produto, Economia Circular, Edutech, Energias Renováveis, Indústria 4.0, Materiais Avançados, Nanotecnologia, Sistemas de Energia, Tecnologias Aplicadas a Saúde Hospitalar e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho (Sesi).

As empresas interessadas devem submeter suas ideias por meio do endereço www.egii.com.br.