A primeira escola modular foi inaugurada neste sábado (25), em Caxias do Sul. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Leonardo Murialdo, do bairro São Cateano, recebeu uma ampliação de 250 metros quadrados para receber 140 novos estudantes, especialmente de crianças da Educação Infantil. A obra durou 120 dias.
Para a realização da obra foi investido aproximadamente R$ 1,7 milhão. Os novos espaços atendem às normas de acessibilidade universal, com inclusão de banheiros e rotas adaptados, além de garantir qualidades acústica e térmica aos ambientes. As redes elétricas e sistemas de fornecimento de água e esgoto, também foram ampliados e modernizados.
As construções modulares são em média 30% mais rápidas e mais econômicas, que as tradicionais construções de alvenaria, além de serem sustentáveis, por gerar menos entulho.
“A construção modular irá transformar a construção de escolas no país e em nosso município. Estamos entrando em uma era de modernidade, de futuro, de construções rápidas com custos menores, mas acima de tudo de oferecermos mais vagas para a nossa comunidade. Precisamos evoluir muito, superar os entraves burocráticos no Brasil, temos dificuldade de fazer esse tipo de obra que é uma novidade”, disse o prefeito Adiló Didomenico (PSBD).
Para a diretora da escola, Simone Pezzini, “a ampliação da escola não se trata apenas de um investimento financeiro, é um voto de confiança no nosso compromisso de oferecer uma educação de qualidade às nossas crianças. Não é apenas uma construção física, é uma construção de oportunidades, de sonhos, um futuro mais promissor a todos que por nossa escola passam.”
Ao final do ato de inauguração, o frei Jaime Bettega deu uma bênção à escola. Estavam presentes na inauguração, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, representando a Câmara de Vereadores o vereador Adriano Bressan, representantes das empresas que executaram a obra.