Comportamento

Primeira dose de vacina contra covid-19 continua nesta segunda em Caxias

Saiba quem pode se imunizar

Foto: divulgação
Foto: divulgação

A vacinação contra covid-19 continua nesta segunda-feira (10) para o mesmo público-alvo vacinado no sábado (8): pessoas com doenças crônicas e comorbidades de 40 anos ou mais; pessoas de 40 anos ou mais com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC); pessoas de 18 anos ou mais com síndrome de down; e gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto) de 18 anos ou mais (gestantes e puérperas já podem fazer a vacina sem a comprovação de comorbidades). Será aplicada a primeira dose.

A imunização ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), apenas com exceção da São Vicente. Nas UBSs Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário, será das 8h às 20h. Nas demais, o horário é das 8h às 16h. No total, 47 Unidades aplicam a primeira dose.

Para fazer a vacina é obrigatório apresentar: atestado médico que confirme a comorbidade OU receita médica que comprove a doença e que tenha sido emitida há menos de um ano. Em alguns casos, também será necessário apresentar autorização médica para fazer a vacina. A listagem foi elaborada conforme Notas Técnicas 155/2021 e 467/2021, do Ministério da Saúde e Resolução Nº 089/21 – CIB/RS.

O município tem recebido vacinas de laboratórios diferentes e são ofertadas as disponíveis no momento, devendo a segunda dose ser do mesmo imunizante. Por esse motivo, não será aceita a indicação de uma ou outra vacina. A listagem de doenças e a ordenação por idade poderão sofrer alterações conforme orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde.

Pessoas que não tiverem a documentação na data indicada para sua idade poderão se vacinar em oportunidade posterior, em qualquer ponto que esteja aplicando a primeira dose. A SMS também informa que idosos de 60 anos completos ou mais que ainda não fizeram a primeira dose também devem fazer a vacina nesses locais, sem a necessidade de comprovação de comorbidade.