Imagem da 1ª Caminhada Umbandista de Caxias do Sul, em 2022 - (Foto: Alice Corrêa/Grupo RSCOM)
Imagem da 1ª Caminhada Umbandista de Caxias do Sul, em 2022 - (Foto: Alice Corrêa/Grupo RSCOM)

Na tarde desta terça-feira (15), por volta de 14h45min, ocorreu a 1ª Caminhada Umbandista UBUNTU em Caxias do Sul. Reunindo praticantes, simpatizantes e apoiadores, a atividade em alusão ao Dia Nacional da Umbanda teve início na antiga Estação Férrea, rua Doutor Augusto Pestana, no bairro São Pelegrino e percorreu o Centro da cidade.

A ação teve início com deslocamento pela rua Coronel Flores até a Júlio de Castilhos, seguindo na sequência à Praça Dante Alighieri. A Guarda Municipal fez a escolta do pelotão durante todo o trajeto.

Para o organizador Erikson de Souza de Ogum, a caminhada tem como objetivo transmitir a mensagem da religião com três pilares: paz, amor e caridade.

“O intuito desta caminhada é mostrar para a população caxiense e ao mundo todo, caminhando pelo nosso dia, mostrando que a Umbanda é paz, amor e caridade. A gente utiliza o branco para simbolizar a igualdade e que nós possamos mostrar que não temos intolerância religiosa. Todo mundo tem o direito de ter sua fé, sua crença, e que tenha também o respeito de todos”.

O presidente da organização em Caxias do Sul, Saul Medeiros de Ogum, lembra como iniciou na Umbanda, se tornando uma referência com o passar dos anos na cidade.

“Ingressei na Umbanda em 1973 e em 1981 me tornei cacique. A partir daí, abri a Casa Branca de Ogum Beira-Mar, juntamente com minha esposa Tânia de Iemanjá e somos os dirigentes até hoje. Presido a Associação Umbanda Caxias, que é uma entidade caxiense criada em 15 de janeiro de 1964 e estou a frente desde 1995. Já fizemos inúmeros eventos, mas esse em especial significa um marco para a cidade, pois o que poucos sabem é que esse Dia Nacional da Umbanda foi um projeto que saiu daqui do município. Estamos felizes em poder realizar essa caminhada!”.

A caminhada foi organizada pelo Conselho Superior de Umbanda da Serra Gaúcha, Associação de Umbanda de Caxias e Associação Cultural Umbandista de Farroupilha.

Fotos: Alice Corrêa/Grupo RSCOM

Detalhes em vídeo: