PREOCUPAÇÃO

Primavera aumenta risco de escorpiões em Caxias do Sul; veja cuidados

Somente em 2025, a Vigilância recebeu 42 solicitações de atendimento relacionadas a escorpiões, sendo 13 animais encaminhados para análise.

Fotos: Rafael da Silva Carvalho/Divulgação
Fotos: Rafael da Silva Carvalho/Divulgação

Caxias do Sul - Com a chegada da primavera e a elevação das temperaturas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Ambiental em Saúde, alerta a população para os cuidados de prevenção contra acidentes com escorpiões.

Segundo a médica veterinária Adriana Rhoden, os escorpiões não atacam de forma espontânea, mas podem picar ao se sentirem ameaçados. Em Caxias do Sul, a espécie mais comum é o Tityus costatus, conhecido como escorpião-manchado.

“É um animal peçonhento que pode causar acidentes em humanos e animais. Os casos registrados na cidade geralmente têm toxicidade leve a moderada. Em caso de picada, recomendamos lavar o local, aplicar compressa morna e procurar atendimento médico. Se possível, tire uma foto do animal para auxiliar na identificação”, orienta a especialista.

Entre as principais medidas de prevenção estão

  • Manter terrenos limpos, sem entulhos e restos de materiais de construção;
  • Aparar vegetação em áreas de mato alto e cuidar de terrenos baldios;
  • Vedar frestas em portas, paredes e ralos;
  • Controlar a presença de baratas, principal alimento dos escorpiões;
  • Conferir roupas, calçados e roupas de cama antes de usar, especialmente à noite.

Somente em 2025, a Vigilância recebeu 42 solicitações de atendimento relacionadas a escorpiões, sendo 13 animais encaminhados para análise.

A população pode buscar orientação ou registrar ocorrência pelos telefones 3901-2503 e 156 (Alô Caxias). Se possível, o escorpião deve ser capturado com segurança e entregue na sede da Vigilância Ambiental, na Rua Marechal Floriano, 889, Centro.