
Quase cem motoristas por dia foram flagrados acima da velocidade permitida durante os cinco dias de duração da operação viagem segura do feriado de Corpus Christi na BR-470 no trecho de jurisdição da 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Bento Gonçalves. No total, 482 motoristas foram autuados por excesso de velocidade no período; um deles dirigia a 163km/h, mais que o dobro acima da velocidade máxima permitida no trecho, de 80km/h.
Os números fazem parte do balanço da operação, divulgado nesta segunda-feira, dia 19. Entre os dias 14 e 18 de junho, a PRF autuou 602 condutores, fiscalizou 442 pessoas e 390 veículos, aplicando 223 testes de alcoolemia. Destes testes, uma dúzia de motoristas foram autuados por embriaguez ao volante. Além deles, 20 motoristas foram pegos por ultrapassar em local proibido.
A PRF atendeu cinco acidentes, sendo que, em um deles, o passageiro de um caminhão que tombou próximo à ponte dos Arcos, em Bento Gonçalves, morreu no local.
Mais de oito toneladas de excesso de peso foram retirados da rodovia. 24 documentos foram recolhidos e 12 veículos removidos.