A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou, na madrugada desta sexta-feira (23), um grupo de 200 motociclistas que promoviam rachas nas imediações da BR-290, a FreeWay, em Porto Alegre. Conforme os agentes, os condutores fugiam pela contramão da rodovia com placas encobertas, dobradas e, até mesmo, sem a identificação obrigatória.
O caso chegou ao conhecimento das autoridades após denúncias anônimas. O relato é de que o grupo havia passado também pela BR-448, onde realizou manobras proibidas. Após monitoramento, a PRF concluiu que os eventos, organizados por meio das redes sociais, começavam dentro da cidade e, mais tarde, invadiam as BRs 448 e 290.
Saídas bloqueadas
As saídas da FreeWay foram bloqueadas para interceptar os fugitivos. Dois motociclistas que não conseguiram fugir arremessaram as suas motocicletas por cima do guard rail, caindo num barranco no mato. Dois adolescentes, de 15 e 16 anos, de Nova Santa Rita, estavam pilotando motocicletas irregulares.
Ao todo, foram recolhidas 25 motocicletass por infrações variadas, em especial placas encobertas, falta de habilitação, licenciamento e equipamentos. Mais de 150 multas foram aplicadas, e duas pessoas foram detidas por direção perigosa. A multa por participação de evento não-autorizado em via pública é de R$ 2.974,30 e sete pontos na habilitação.