As apreensões de cocaína realizadas no Rio Grande do Sul pela Polícia Rodoviária Federal aumentaram em 73% em 2019. A análise foi feita levando em conta o período de 01 de janeiro a 30 de outubro deste ano, comparando com o mesmo período de 2018.
Desde o início do ano, a PRF no RS já apreendeu 780 quilos de cocaína, 329 quilos a mais que no mesmo período do ano passado. A instituição tem investido constantemente na área de tecnologia para o combate ao crime organizado. As informações produzidas pela área de inteligência vem permitindo resultados importantes obtidos pelos agentes que atuam na área operacional. Diariamente, diversas ações são executadas no combate aos crimes transfronteiriços, especialmente no enfrentamento ao tráfico de drogas e armas de fogo.
Seguindo diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a PRF tem intensificado o combate ao tráfico de drogas, uma vez que esse crime financia o crime organizado, além de onerar o sistema de saúde pública. Da mesma forma, o tráfico de drogas aparece como suporte financeiro para outras atividades criminosas.
Em 2019, a PRF já aprendeu 21,2 toneladas de cocaína em todo o Brasil. Isso representa 3,4 toneladas a mais que no mesmo período do ano passado, resultando em um aumento de 26% das apreensões.