
Devido ao resfriamento das águas do Oceano Pacífico, a falta de evaporação poderá provocar o efeito La Niña. Nesse sentido, especialistas apontam que o Rio Grande do Sul poderá ter uma estiagem severa nos próximos meses.
Mesmo branda até o momento, a falta de chuva já está sendo sentida, uma vez que dias muito quentes e noites frias são percebidas. Isso decorre da influência do clima seco da região. A previsão de forte estiagem já acende uma luz de alerta em todos os produtores rurais da Serra Gaúcha.
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar, Luciano Rebelatto, em entrevista ao Portal Leouve, afirmou que o preocupante é que estamos apenas no mês de outubro, no início da primavera, e já percebe-se sintomas de falta de água. Ainda, comenta que na região norte, que é produtora de grãos, os níveis de chuva estão realmente baixos. Por outro lado, Rebelatto afirma que a Serra Gaúcha ainda apresenta um nível aceitável de chuva até então.
Luciano destaca que o Sindicato está realizando trabalhos de conscientização junto aos produtores rurais. As esforços estão concentrados na orientação para que crie-se sistemas para irrigação ou produção em ambientes controlados, utilizando estufas, quando possível. Seguros para a produção também podem ser realizados.
Em conclusão, Rebelatto comenta que mesmo que as previsões se concretizarem, nem tudo estará perdido. Os produtores rurais fazem excelentes trabalhos e mesmo com a escassez de água, sempre terá colheitas que compensarão as que forem perdidas.
Foto: Pixabay/Divulgação