Caxias do Sul

Pretensão de compra dos caxienses na Páscoa tem aumento de 4,3%, revela pesquisa da CDL

As opções mais buscadas devem ser bombons e barras de chocolate, ficando as cestas e ovos de colher como minoria das escolhas

Compras para a Páscoa no comércio local são a preferência para 98,2% dos entrevistados pela CDL Caxias - (Foto: Alencar Turella)
Compras para a Páscoa no comércio local são a preferência para 98,2% dos entrevistados pela CDL Caxias - (Foto: Alencar Turella)


Com a Páscoa se aproximando, os lojistas aguardam com expectativas positivas, impulsionadas pelos resultados da pesquisa anual realizada pela CDL Caxias do Sul. Os dados revelam um aumento de 4,3% na intenção de compras dos residentes locais em comparação ao ano anterior. Com uma média de três produtos por pessoa, o tíquete médio deverá atingir R$ 212,61, refletindo um aumento de 8,2% em relação ao ano anterior, impulsionado pelo aumento nos preços do cacau.

Embora os ovos de chocolate ainda sejam a escolha principal para presentear (89,9%), sua popularidade vem diminuindo nos últimos anos. Em 2022, eram preferência de 56% dos consumidores, caindo para 42,3% em 2023 e, em 2024, para 41,4%. Opções mais acessíveis, como bombons e barras de chocolate, são a escolha de 38,1% dos entrevistados. Cestas (8,1%) e opções mais sofisticadas (7,1%), como ovos de colher e chocolates gourmet, representam uma minoria das escolhas.

Dos entrevistados, 50,9% planejam adquirir itens para a Páscoa e 5,3% continuam indecisos. Dentre aqueles que pretendem comprar, 84,5% já têm uma ideia clara dos produtos que irão adquirir, indicando um possível crescimento nas vendas em comparação a 2023. Fatores como estabilidade da inflação e manutenção do emprego formal são apontados como responsáveis por essa melhora.

A pesquisa também revela que 59,9% dos entrevistados planejam gastar o mesmo valor do ano anterior, enquanto 36,2% pretendem gastar mais. Dentre os que planejam gastar mais, 71,6% atribuem isso ao aumento dos preços dos produtos desejados.

Entre os motivos para não realizar compras, 30,2% dos entrevistados indicaram falta de destinatários, 27% mencionaram restrições financeiras, 23,6% pretendem priorizar outros gastos e 14,3% não celebram a data. No entanto, 17,4% dos entrevistados afirmaram que poderiam reconsiderar caso encontrem promoções e descontos atrativos.

A estabilidade da inflação e a manutenção do emprego formal são apontados como fatores que contribuem para otimismo nas vendas de Páscoa no comércio caxiense – (Foto: Alencar Turella)

Para economizar, 66,4% dos entrevistados realizam pesquisas de preços. A maioria (46,7%) faz a pesquisa diretamente nas lojas, seguida por 16,8% que utilizam as redes sociais para comparação de preços.

Apesar de a maioria (54,3%) não seguir as sugestões de presente dos agraciados, houve um aumento daqueles que pretendem atender aos desejos dos presenteados, passando de 19,8% em 2023 para 27,1% em 2024.

A maioria dos presentes será destinada aos filhos (31,8%), seguidos pelo parceiro (19,3%) e outros membros da família. O comércio local é a preferência de 98,2% dos entrevistados, com destaque para as lojas do centro da cidade.

Pesquisa da CDL

A pesquisa, realizada nos dias 5 e 6 de março de 2024, entrevistou 569 moradores de diferentes áreas da cidade, com margem de erro de 5% para mais ou para menos. Os resultados completos estão disponíveis em blog.cdlcaxias.com.br.