Caxias do Sul

Preso em Farroupilha já foi condenado por matar adolescente grávida em Caxias

(Foto: Divulgação/BM)
(Foto: Divulgação/BM)

Gabriel Stanki Subtil, 24 anos, preso neste domingo após assalto e troca de tiros com a Brigada Militar (BM) em Farroupilha, já foi condenado a 19 anos de prisão por matar uma adolescente de 16 anos, grávida, em Caxias do Sul. No dia 10 de novembro deste ano, a justiça concedeu a ele progressão para o regime semiaberto.

(Foto: Divulgação/BM)

Como o albergue prisional está interditado, Subtil entrou em prisão domiciliar, mas ainda não havia colocado tornozeleira eletrônica. O fato é, que, pouco mais de um mês nas ruas, ele foi detido em flagrante após um roubo, onde uma mulher foi feita refém e houve tiroteio com policiais.

Assassinato da adolescente

O crime aconteceu no dia 13 de abril de 2012 em Forqueta. Na ocasião, Giulia de Oliveira da Silva, que estava grávida de oito meses, foi morta asfixiada e encontrada boiando na represa Samuara dois dias depois.

Subtil, em depoimento no julgamento dia 1° de agosto de 2013, confessou ter asfixiado a jovem com o cordão que trazia junto à chave da moto. Porém, alegou que Giulia caiu na água de forma acidental, após desmaiar. Conforme apurou a polícia, Gabriel foi até a Escola Abramo Pezzi, no bairro Rio Branco, onde a menor estudava, e a convenceu ir com ele até a represa do Samuara, onde ele cometeu o crime.

O Tribunal do Júri durou cerca de 10 horas e Subtil foi condenado a 19 anos de prisão, inicialmente em regime fechado. A pena aplicada somava 15 anos de prisão pelo homicídio de Giulia e mais quatro anos, relativos ao aborto da criança que ela esperava e que também seria filha do assassino.

Na denúncia, o Ministério Público adicionou três qualificadoras à morte da jovem: o motivo torpe, que seria o fato de Subtil não querer assumir a paternidade da criança e pagar pensão, o meio cruel que ele usou para matá-la e a dissimulação empregada por ele como forma de atrair a vítima até a represa.

Ele estava recolhido na Penitenciária Regional de Caxias do Sul, antiga Pics.

Roubo em Farroupilha

Dois homens foram presos após assaltarem um estabelecimento comercial na tarde deste domingo, dia 17, em Farroupilha. O fato aconteceu por volta das 18h na rua Antônio Sachet, bairro 1° Maio.

Conforme informações da Brigada Militar, dois homens armados invadiram a loja de roupas e anunciaram o assalto, porém populares presenciaram a ação e acionaram a BM. Quando os suspeitos estavam fugindo do local se depararam com a guarnição e retornaram para dentro da loja fazendo uma funcionaria de refém.

Em seguida saíram novamente do estabelecimento fazendo a mulher de escudo, entraram em um veículo Focus placas de Curitiba e logo em seguida liberam a vítima, fugindo do local. Ouve troca de tiros com a Brigada Militar e um dos bandidos foi preso, porém o outro conseguiu escapar.

A Brigada seguiu perseguindo o veículo e já no bairro Imigrante o bandido perdeu o controle do carro batendo em uma residência. O suspeito ainda tentou fugir correndo, mas logo foi capturado pelos policias. Ninguém ficou ferido na ação.

Foram presos Gabriel Stanki Subtil, 24 anos, e Saymon da Silva, 22 anos. Além disso, a Brigada recuperou cerca de R$ 1,3 mil e uma pistola calibre .380. A dupla foi encaminhada para Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro do flagrante.