
Um apenado de 29 anos foi atingido por três tiros ao tentar, de acordo com a Susepe, fugir da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, no Apanhador. O fato aconteceu por volta das 9h deste sábado (5).
Conforme informações da 7ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) o fato ocorreu quando os presos das galerias A, B e C foram liberados para os pátios.
O preso, segundo a Susepe, subiu no telhado da galeria C pela parte externa para tentar fugir, quando foi atingido por três disparos, sendo que, dois foram de munições anti-motim (não letais) e o terceiro tiro de calibre .12. Os disparos foram efetuados pelo policial militar temporário que realizava o serviço de sentinela da guarda na guarita.
De acordo com a Brigada Militar, no momento da tentativa de fuga, o soldado avistou um veículo Fiat Uno de cor chumbo parar próximo à guarita. Ainda, o condutor teria descido do veículo em atitude suspeita, possivelmente para fazer o resgate do preso.
O apenado foi atingido na região lombar e conduzido pelos agentes penitenciários para a Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte (UPA), onde passou pelos primeiros socorros antes de ser transferido para o Hospital Pompéia. O detento passou por cirurgia e segue hospitalizado.
O homem, condenado a pena de 14 anos e 8 meses de prisão no regime inicial fechado, já deveria ter progredido de regime em 6 de agosto de 2019.
A Polícia Civil irá investigar o caso.