O Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra – COREDE elegeu a diretoria executiva gestão 2022/2023, durante Assembleia Geral Ordinária na Universidade de Caxias do Sul. A presidente reeleita foi Mônica Mattia e o prefeito de Flores da Cunha, César Ulian foi empossado como primeiro vice-presidente do COREDE.
O COREDE Serra já está com 30 anos de existência unindo municípios, Câmaras de Vereadores e entidades da sociedade civil organizada. Um dos papeis do seu estatuto é trabalhar com temas do desenvolvimento regional aos 32 municípios que integram este, além de se relacionar com as regiões das Hortênsias e Campos de Cima da Serra, formando então, 49 municípios. Outro papel é de conduzir a Consulta Popular que é uma forma da participação da sociedade na escolha de projetos que vão receber um aporte do governo do RS. A votação foi prorrogada até 15 de novembro.
“Sem dúvida é um grande desafio, porque nós precisamos harmonizar todas as instituições e precisamos trabalhar sempre de forma conjunta sem competição, no sentido de focar os projetos e trabalhar para que esses projetos sejam efetivamente realizados,” destaca Mônica Mattia sobre estar a frente desta entidade.
Na gestão passada, a presidente elencou três projetos como os destaques. O Observatório do Turismo unindo as três regiões, estruturando a divulgação deste turismo a nível nacional e internacional. Um projeto desenvolvido em conjunto com o Sisga e Amesne, onde transforma resíduos urbanos em energia. E, as reuniões que possibilitaram aportes financeiros para a concessão das rodovias estaduais.
“A gente considera esses três projetos, a nossa capacidade de integrar as três regiões, de turismo, embaixo desses dois projetos importantes que é o observatório regional do turismo, e uma divulgação dos produtos turísticos dessas três regiões de uma forma coletiva. O projeto dos resíduos urbanos, que foi pensado e planejado inicialmente pelo Sisga que recebeu nossa adesão, e agora a gente atua de forma muito representativa na condução desse projeto e o terceiro projeto que foi esse que discutiu as melhorias no plano de concessão de rodovias.”
Para o futuro, esta nova equipe diretiva vai por em prática a elaboração de estratégias para criar cidades inteligentes, com base no conceito criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O projeto é comandado pelo vice do Corede, o prefeito de Flores da Cunha, César Ulian.
Diretoria Executiva Gestão 2022/2023:
• Monica Mattia (presidente)
• César Ulian (primeiro vice-presidente)
• Evandro Brandalise (segundo vice-presidente)
• Diogo Siqueira (terceiro vice-presidente)
• Lucivane Guadagnin (primeira secretária)
• Arielso Ársego (segundo secretário)
• Maristela Chiappin (terceira secretária)
• Fernanda Stalivieri (primeira tesoureira)
• Odacir Toldi (segundo tesoureiro)
• Deborah Villas Bôas Dadalt (terceira tesoureira)
A sede do COREDE fica localizada nas dependências da Universidade de Caxias do Sul – UCS.