Caxias do Sul e Rio Grande do Sul - O presidente do Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Caxias do Sul (Senalba), Claiton Augusto Vargas Melo, sofreu uma tentativa de atentado no último sábado (27), em sua casa, no bairro Reolon, em Caxias do Sul.
De acordo com informações passadas pelo sindicalista, homens armados teriam invadido a residência enquanto ele viajava. Os suspeitos seriam dois homens e duas mulheres, e teriam chegado em um Fiat/Argo preto e em um Chevrolet/Onix prata. No momento, havia apenas familiares na moradia, que não sofreram nenhum ataque.
Claiton afirmou que nunca havia recebido ameaças diretas, mas destacou que o Senalba atua em várias frentes de trabalho com cobranças e fiscalizações, o que pode ter motivado atritos:
“A gente vem notificando empresas porque não pagam ticktet alimentação, não pagam insalubridade, estão com salários atrasados e não efetuam pagamento das diferenças salariais. São vários segmentos. Há também uma briga entre outros sindicatos sobre representatividade. A gente sempre fica no campo das ideias e do judiciário, mas desta vez foi pra tentar uma queima de arquivo”, destacou Melo
A invasão foi registrada por câmeras de segurança, que flagram os suspeitos e os veículos utilizados na ação. Nas redes sociais, o presidente do Senalba solicitou que mais imagens que capturaram os carros na região sejam encaminhadas a ele pelo WhatsApp (54) 99107-1526. No vídeo, ele ainda afirma ter saído do bairro e estar em um lugar seguro.
A Polícia Civil abriu uma investigação para apurar o caso.