Comportamento

Presidente do Cremers visita Caxias do Sul em busca de demandas na área da saúde

Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM
Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Dr. Carlos Orlando Sparta de Souza, esteve em Caxias do Sul nesta quarta-feira (6). Pela manhã, ele e o segundo-secretário Dr. Felipe Silva de Vasconcelos estiveram no Sindicato dos Médicos.

Esta foi a primeira visita no município realizada pro esta gestão. De acordo com Sparta o objetivo da visita é conhecer as instituições e receber demandas.

“Nós viemos visitar a cidade, as instituições justamente pra conhecer a demanda, a realidade, da situação médica de Caxias do Sul, das dificuldades que os profissionais encontram pra junto com as instituições privadas, particulares, os médicos nós conseguirmos alinharmos um bom atendimento a população, pois nós temos muito orgulho dos médicos que existem aqui em Caxias.”

O presidente salientou que uma demanda já de seu conhecimento é as dificuldades que os médicos vem enfrentando em relação a estabilidade em Caxias. Ele comentou que o Cremers já recebeu a informação de que o concurso aberto pela prefeitura na categoria, teve baixa adesão. Na visão do médico “os profissionais necessitam da estrutura pro seu trabalho, para realizar um trabalho adequado, para poder fazer um bom atendimento, um bom exame físico, isso o médico sempre exige e na parte pública, o que nós necessitamos é uma carreira médica, onde o médico tenha uma estabilidade, saiba onde vai trabalhar por 20, 30 anos com as condições adequadas com sua estabilidade, com certeza a população terá um atendimento muito qualificado e muito estruturado.”

O presidente do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul, Dr. Marlonei Silveira dos Santos repassou ao Cremers as principais demandas. Dentre elas a lista de profissionais que trabalham em Unidades Básicas de Saúde, apresentando a gravidade da falta de médicos. Por exemplo, Dr, Marlonei destacou que a UBS Alvorada não tem médico.

O Dr. Carlos Leonardo Tremea, do setor de fiscalização do Cremers, em Caxias do Sul repassou outras demandas pontuais, como por exemplo a falta de um responsável técnico nas UBSs. Ainda, Tremea explicou à equipe da capital sobre o acordo entre médicos e administração pública que tinha antigamente, e o Sindicato tenta hoje retomar com a atual gestão. Segundo o profissional até a gestão de Daniel Guerra, os médicos atendiam a quantidade de população agendada, sem deixar nenhum paciente para trás. Porém, Guerra preferiu assumir outras diretrizes quebrando o acordo, prejudicando o diálogo com a categoria.

Os sindicalistas relataram ao Cremers que nesta gestão de Adiló Didomenico também não há diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde. Este fato atrapalha os profissionais e a população atendida pelo SUS, salientaram os médicos.

Problemas com as terceirizações das UPAs também foram discutidos no encontro, assim como situações pontuais de alguns hospitais da cidade. As instituições hospitalares também foram visitadas pela equipe do Cremers. Outra visita deve ser agendada pelo Dr. Carlos Orlando Sparta de Souza, para tomar medidas em relação as demandas recebidas nesta quarta.

Sparta resumiu que pelo que ele tem conhecimento, Caxias do Sul tem fiscalizações positivas, a estrutura está cada vez melhor e tem condições de prestar bons atendimentos.

Cremers

A gestão de Sparta iniciou em primeiro de fevereiro e segue até 30 de setembro de 2023. As eleições da entidade ocorrem há cada cinco anos, com três gestões de 20 meses. Ele está no último período.

A marca que o médico deseja deixar é resgatar o “orgulho de ser médico”, fazendo com que os profissionais voltem a gostar da profissão e façam bons atendimentos para a comunidade.