Nesta sexta-feira (02), o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) cumpriu agenda em Caxias do Sul. Na parte da manhã, Eduardo Neubarth Trindade se reuniu com a Câmara de Vereadores e com a Prefeitura. Após almoço com a classe médica, o presidente visitou a Delegacia Regional de Polícia Civil e meios de comunicação da cidade.
Ele ressaltou o objetivo de aproximação com os médicos e também com a sociedade. A iniciativa visa aproximação com o interior e com os assuntos locais das regiões, não focando só na capital e nos temas estaduais. Ressaltou que o Cremers é uma autarquia federal que tem como objetivo defender a boa medicina e temas da saúde importantes aos olhos do Conselho.
Eduardo também lembrou que Caxias teve questões excessivas no setor de pejotização, onde a contratação é realizada de forma jurídica, ato que é combatido pelo Conselho, que defende planos de carreira para a classe. O combate a chamada abertura desenfreada de novos escolas médicas também foi apontada pelo presidente do grupo, que ainda ressaltou a importância de se ter informação de qualidade sobre a medicina.
Já ao ser questionado sobre as demandas estaduais, o presidente apontou a falta de politicas públicas de saúde a longo prazo. “A classe médica virou parachoque do sistema de saúde. Não vemos políticas públicas de saúde a longo prazo, vemos políticas públicas tapa buraco e medidas populistas. E queremos combater isso“, relatou
Por fim, lembrou que o Cremers é um órgão aberto aos 11 milhões de gaúchos. Além de Delegacia em Caxias do Sul, a entidade pode também ser procurada através da redes sociais para críticas, sugestões e eventuais denúncias. A visita institucional encerrou ao fim do dia, onde um encontro com alguns profissionais médicos foi realizado na sede do Cremers na área central da cidade. Além de Caxias, a interiorização do Conselho já visitou o Vale dos Sinos e tem na agenda a região Central e também a Zona Sul do Estado.