Bento Gonçalves

Presidente da Uvibra fala sobre o crescimento do setor durante a pandemia

Uvibra
Foto: Uvibra

Em Assembleia Geral Ordinária, realizada no último dia 28, a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) elegeu a nova Diretoria para a Gestão 2022/2023. O evento ocorreu na sede da entidade, em Bento Gonçalves.

Dessa forma, a Presidência foi assumida no dia 01 de agosto, por Daniel Panizzi, empresário do setor, juntamente com os vices André Larentis e René Moura. A Uvibra é uma entidade que há 55 anos defende os interesses da cadeia produtiva da uva e do vinho. Da mesma forma, foca em ações que contribuam para o crescimento, eficiência e competitividade do setor.

Em entrevista para o Jornal da Manhã, Daniel explicou como está o setor após a pandemia. ”Longe da gente comemorar qualquer coisa com a vinda da pandemia, mas de fato, a bebida escolhida pelo consumidor no confinamento foi o vinho. A gente viu esse crescimento, depois de muitos anos acompanhando o setor, o consumo per capita em torno de dois litros, de repente dar um salto para 2,7 litros. Isso é um sinal de que o consumidor abriu a porta ao produto brasileiro e aceitou, viu a qualidade que a gente vem trabalhando nos últimos anos”, disse.

De acordo com pesquisas realizadas nos últimos anos, o consumo de vinhos entre os jovens cresceu expressivamente. ”O vinho vem sofrendo muitas inovações, se falássemos dez anos atrás em fazer um drink com o vinho era praticamente uma ofensa. Hoje, democratizou o consumo, essas novas formas de servir o produto, atraiu um público mais jovem”, completou Panizzi.