Caxias do Sul

Presidente da CIC de Caxias avalia como positiva viagem a Brasília

Fotos: Rafael Camargo/Divulgação
Fotos: Rafael Camargo/Divulgação


O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Ivanir Gasparin, avaliou como positiva sua ida a Brasília, acompanhado do vice-presidente de Indústria, Mauro Bellini, para audiência com o secretário de Trabalho, Bruno Silva Dalcolmo, nessa quarta-feira (03).

No encontro, em que participaram também representantes de entidades dos setores calçadista, fumageiro, arrozeiro e de calcário agrícola, os empresários relataram a Dalcolmo as dificuldades enfrentadas pela indústria de adaptação à NR-12. O secretário especial da Previdência Social, Rogério Marinho, acompanhou o início da reunião.

Segundo Gasparin, ficou claro na audiência que as empresas ainda têm dificuldades para entender os procedimentos previstos na norma, além de se depararem com elevados custos para adequação de máquinas e equipamentos.

Fotos: Rafael Camargo/Divulgação

Outra questão debatida foi também a dificuldade de as empresas contratarem pessoas com deficiência, em cumprimento à lei de cotas para PCDs. Gasparin disse que os setores representados na audiência expressaram que têm dificuldades em encontrar mão de obra suficiente para o atendimento das cotas, que obriga o preenchimento de 2% a 5% das vagas do quadro de funcionários com reabilitados ou com deficiência. O secretário de Trabalho ficou de estudar o problema e analisar as sugestões levadas pelas entidades empresariais.

Os dirigentes da CIC também estiveram reunidos com o deputado federal gaúcho Ronaldo Santini. Gasparin e Bellini conversaram sobre as principais demandas da região com o parlamentar, que colocou seu mandato à disposição das lideranças na luta pelo desenvolvimento da Serra Gaúcha.

A audiência com Bruno Silva Dalcolmo foi intermediada pelo senador gaúcho Luis Carlos Heinze, outro parlamentar que colocou seu gabinete no Senado à disposição para trabalhar pelas bandeiras de Caxias e região.