Custo de Vida

Presidente da CDL Flores da Cunha diz estar otimista para retomada econômica brasileira pós-pandemia

Jasser Panizzon participou do V Fórum Nacional do Comércio, em Brasília

Foto: Especial RSCOM
Foto: Especial RSCOM

Nos dia 28 e 29 de setembro ocorreu em Brasília (DF), o V Fórum Nacional do Comércio. O evento abordou assuntos importantes como a recuperação econômica no pós-pandemia. O diretor de eventos da nova federação das CDL’s do RS, presidente da CDL Flores da Cunha e também da Comtur, Jasser Panizzon, esteve presente no evento.

Em contato com senadores, deputados, membros do legislativo e executivo, representantes de entidades, associações e também com o ministro da economia Paulo Guedes, discorreram sobre diversos assuntos como a PLP 5 que prorroga incentivos fiscais, reforma tributária e imposto de renda.

“Estivemos junto com o nosso presidente da Confederação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner, com parte de nossa diretoria, com a Comitiva Gaúcha, onde tivemos debates importantíssimos sobre vários projetos que impactam diretamente na vida dos brasileiros e os negócios que, de uma forma geral, no que se diz respeito na geração de emprego, renda, adequação na questão tributária com destaque na PLP5, prorrogando incentivos fiscais, ou seja, um cenário de dar condições ao empresariado, ao empreendedor, de manter, de crescer suas atividades e, com isto, garantir a retomada do crescimento neste período pós-pandemia”, destacou Panizzon.

A projeção do final de ano é de otimismo. O sentimento é baseado em dados apresentados pela entidade promotora do evento, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL), a qual mostra que o varejo e serviços devem abrir 105 mil vagas para o fim de ano. De acordo com o levantamento, 69% dos empresários, que pretendem contratar funcionários, afirmam querer suprir a demanda que normalmente aumenta nesse período, uma redução de 19 pontos percentuais em relação a 2019, enquanto 14% preferem investir na qualidade dos serviços.

“Discutir estes projetos para que, efetivamente, possamos juntos construir um Brasil que cresce, especialmente com essa necessidade de recuperação que temos nesse período de pós-pandemia para o setor do comércio e também do serviço. Uma agenda muito positiva, muito otimista que nos enche de orgulho por estarmos abrindo pontes, construindo relações a nível nacional, através da nossa Federação, através de nossas CDL’s, cumprindo nosso papel associativista de lutar pelo nosso varejo, pelo serviço, para que tenhamos mais progresso, mais crescimento e mais resultado”, ressaltou Jasser.

O evento foi realizado em um formato híbrido: online, com transmissão ao vivo nas redes sociais da CNDL; e presencial, para um público restrito, no Ballroom do Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF).