
O presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, Anderson Zanella deu início à primeira sessão ordinária de 2026 voltando a bater numa tecla que foi reiteradamente acionada em 2025: desmentiu informações distorcidas sobre custos e decisões acerca da obra do novo Palácio Legislativo que deve ser concluído ainda no primeiro semestre deste ano.
O assunto já havia sido motivo de desabafo na sessão de instalação dos trabalhos legislativos em sessão solene realizado na manha de domingo. Munido de documentos, Zanella demonstrou que um aditivo de mais de 700 mil reais cujo pagamento foi imputado pelo portal à atual gestão, na verdade foi pago ainda na gestão do presidente Rafael Pasqualotto em novembro. Mostrou ainda que logo após este pagamento o procurador da Casa, Adroaldo Dal Mass orientou pela suspensão da obra até 31 de janeiro de 2025. Ao assumir a direção da Casa, Zanella prorrogou esta suspensão até maio daquele ano.
Zanella lembrou ainda que recebeu a obra já com 18 milhões empenhados. Disse ainda que a herança recebida foi uma obra que era uma caixa vazia, recebeu como herança apenas uma caixa e que serão necessários novos investimentos, mas que ao contrário do afirmado, não alcançará os 30 milhões. Neste período de paralização fez um estudo e conversou com vereadores e entidades municipais verificando que não havia outra alternativa a não ser prosseguir com a obra.
O atual presidente informou ainda que hoje existem três fiscais de obra que fazem a medição na evolução dos trabalhos e que os valores só são repassados quando os três fiscais concordam e assinam a medição feita.
Ao término de sua manifestação Zanella fez questão de ressaltar a importância e correção da maioria da imprensa bento-gonçalvense e ao mesmo tempo frisou que o referido portal só passou a criticar a Câmara quando deixou de ser o veículo que mais receia aportes financeiros do Legislativo.
“Até então eles nunca mencionaram que eu era contra a obra nos moldes em que foi concebida, nem tampouco houve críticas ao projeto tocado pelo então presidente Rafael Pasqualotto”,
destacou o presidente ao reafirmar que sempre que houver má fé contra o Legislativo não se calará.
Daniel Panizzi fala em união
Convidado para se manifestar da tribuna pela primeira vez como presidente do Centro da Indústria Comercio e Serviços, Daniel Panizzi fez coro ao presidente Zanella ressaltando a importância da imprensa que acaba levando a imagem de Bento Gonçalves para fora.

Panizzi mencionou que a entidade estará sempre aberta ao legislativo e a outras instâncias da sociedade e frisou uma espécie de mantra que norteará os dois anos de seu mandato: educação, saúde e segurança. Prometeu ainda que vai se debruçar sobre o materplan da cidade e olhar com especial atenção acerca da inovação
Após sua fala Panizzi recebeu congratulações e sugestões de putas de muitos vereadores.