Comportamento

Presépios de Bento Gonçalves com suas pequenas histórias: do Jesus desaparecido até nova versão artística

Presépios de Bento Gonçalves com suas pequenas histórias: do Jesus desaparecido até nova versão artística

A chegada do final do ano acarreta em celebrações e tradições diversas. Além da árvore de Natal, repleta de enfeites para receber o bom velhinho, presentes, ceias, dentre outras, uma das maiores marcas desta época, para os cristãos, é o presépio. A representação da cena de nascimento de Jesus Cristo é um marco para a religião, mostrando, na configuração descrita na bíblia, a importância de cada personagem na gênese do filho de Deus.

O que é o presépio e qual a sua história na Bíblia?

A palavra “presépio” significa local onde as vacas, burros e outros bichos eram recolhidos a noite para dormir e se alimentar. Ali, um local de simplicidade, foi onde Jesus nasceu, uma vez que não haviam mais lugares em hospedarias de Belém. Dentro do presépio, em uma manjedoura (local onde os animais alimentam-se) repousou Jesus na sua primeira noite.

Além de José e Maria, o filho de Deus veio ao mundo com animais ao seu lado, que, ali estavam para esquentar o recém-nascido, uma vez que nesta época faz frio em Belém. Quem também esteve no local foram os Três Reis Magos. Eles viram o sinal de uma estrela no alto no céu e seguiram seu sinal para encontrar Jesus próximo às manjedouras guiadas pelos pastores de ovelhas

O Padre Ricardo Fontana, da Igreja Santo Antônio, de Bento Gonçalves, detalha mais sobre o nascimento de Jesus.

“A celebração do Natal lembra o nascimento de Jesus Cristo há mais de dois mil anos em Belém, região da Judeia, na Terra Santa. Isto está documentado no Evangelho de Lucas capítulo 2 versículos 1 em diante. ‘Apareceu um edito de César Augusto, imperador do Império Romano, ordenando o recenseamento de todo o mundo habitado. Este recenseamento foi o primeiro enquanto o Quirino era governador da Síria. E todos iam se alistar cada um na própria cidade. Também José, esposo de Maria, da qual esperava um bebê e concebeu a luz do Espírito Santo conforme o profeta Isaías capítulo 7 versículo 14, eis que uma virgem concederá e dará à luz um filho atemporal o nome de Emanuel, que significa Deus conosco. Pois bem, enquanto José se dirigiu da cidade de Nazaré, na Galileia para a Judeia, Cidade de Davi, chamada Belém, por ser da casa e da descendência de Davi para inscrever-se com Maria, sua mulher, que estava grávida.

Mas como não havia lugar para eles em nenhuma hospedaria diante do grande fluxo de pessoas, eles foram acampar junto a uma gruta de Belém, pois eles foram batendo de casa em casa.

Enquanto lá estavam, completaram seus dias do parto e ela deu à luz a seu filho primogênito, o qual deu o nome de Jesus, conforme o anjo Gabriel havia pedido, que significa ‘Deus salvador’, príncipe da paz. Envolveu o menino em faixas, depositando-o numa manjedoura junto aos animais. Por isso mesmo que até os dias de hoje a representação do presépio está com José, Maria, Jesus na manjedoura envolto de animais, e também aparecem os pastores com ovelhas. Porque aquela região se chama ‘Campo dos Pastores’, lá em Belém. Então, o anjo do Senhor apareceu e a glória do Senhor envolveu esses pastores de luz e o anjo proclama “Não tenham medo. Eis que eu vos anuncio uma grande alegria que será para todo o povo. Nasceu-vos hoje um salvador, que é o Cristo Senhor, na Cidade de Davi.

De repente, juntou se ao anjo uma multidão do exército celeste a louvar no mais alto dos céus e paz na terra aos homens que ele ama. E, assim, aconteceu que quando os anjos deixaram os pastores, se dirigiram às grutas de Belém e encontraram um menino envolto em faixa com sua mãe como o anjo lhes havia anunciado.”

Ele prossegue contando a história do nascimento de Jesus no presépio e o significado que esse fato tem aos cristãos:

“O presépio remete a um sentido profundo de silêncio porque contemplamos Maria, que conservava cuidadosamente todos esses acontecimentos, meditava em seu coração. Após este momento, também no presépio, aparece a imagem dos três reis magos, conhecidos como Melchior, Baltazar e Gaspar.

Então, Herodes mandou os magos procurarem e, quando eles viram, seguiram a estrela que levava até o Presépio onde estava José, Maria e o Menino Jesus. Quando eles encontram, eles se alegraram e adoraram o menino, oferecendo ouro, incenso e mirra.

Estes três símbolos presentes dos Magos são muito significativos, pois o ouro reconhece a realeza de Jesus Cristo. O incenso, a sua divindade, pois o incenso se oferece como gesto de veneração e de adoração. E a mirra, que é um perfume usado para ouvir o corpo dos falecidos, então representa também a humanidade de Jesus.

Assim, após a visita, eles retomam outro caminho, pois foram avisados pelo anjo para não retornarem a Herodes, que procurava o menino para matá-lo. Então acontece a famosa fuga para o Egito, onde Jesus é defendido contra o assassinato que Herodes promoveu a todos os meninos de Belém com menos de dois anos de idade que poderiam ameaçar o seu governo.”

Os presépios do Natal 2021 de Bento Gonçalves

Ouvintes e leitores dos veículos do Grupo RSCOM entraram em contato com dúvidas sobre dois presépios encontrados no centro da cidade de Bento Gonçalves.

Estátua de Jesus foi furtada: O primeiro envolve o presépio da Igreja de Santo Antônio. Ali, na frente de uma das portas estão expostas todas as figuras que compuseram a cena. Todas menos uma, a mais importante. Jesus Cristo. Ao perceberem a ausência do bebê, algumas pessoas questionaram se a estátua haveria sido furtada de dentro da exposição da igreja.

A equipe de reportagem foi buscar mais informações sobre o caso e questionou o Padre Ricardo Fontana, responsável pela igreja. Ele, prontamente respondeu que não houve caso de furto, a estátua apenas será exposta, na manjedoura, no dia 24, para celebrar o nascimento de Jesus.

Animais afastados de Jesus: O outro caso que foi enviado por ouvintes é do presépio instalado no centro da cidade, na Praça Valter Galassi. Ali, para aquelas pessoas que não conhecem a história bíblica dos animais que, através do calor de sua respiração, mantiveram Jesus aquecido debaixo da manjedoura, não há nada de errado. O fato é que a vaca e o burro encontram-se afastados do recém-nascido. A vaca, inclusive está a frente dos demais personagens da cena, de costas para todo ato. O burro, que carregou Maria grávida, está afastado de todos.

Além destas posições incorretas, todos na cena estão pintados de branco. Maria, José, os Três Reis Magos e também o pastor que está próximo deles.

Fora estes acontecidos, temos que nos lembrar que Jesus veio nos trazer uma nova mensagem de vida baseada na simplicidade e no amor ao próximo. Que o natal nos una em torno desta ideia.

Fotos: Grupo RSCOM

Praça Valter Galassi