Com a proximidade do Dia de Finados, lembrado na próxima quarta-feira (02), o movimento nos dois principais cemitérios de Farroupilha tem sido intenso nos últimos dias. A reportagem do Grupo RSCOM esteve no Cemitério Público Municipal, na divisa dos bairros São Luiz e Imigrante e constatou que os preparativos seguem em ritmo acelerado.
Conforme o responsável pela construção de gavetas, túmulos, capelas e sepultamentos, Luiz Antônio Muller, que há 42 anos trabalha no local, o movimento de familiares das pessoas sepultadas começou a se intensificar ainda na segunda-feira e deve se estender pelos próximos dias com a limpeza, pintura, e colocação de flores nos túmulos. Também estão sendo realizadas melhorias nos banheiros e acessos.
Conforme Muller, não há uma data limite para que as pessoas realizem esse trabalho, mas sim um pedido, principalmente para o uso de lava-jatos, que seja realizado até o próximo domingo (30).
Ele também disse esperar um movimento grande na próxima já nas primeiras horas do Dia de Finados.
“Aqui é um sentimento muito forte das pessoas, das famílias de quem está sepultado aqui. Então, quem não vem no dia, vem um dia antes, ou durante a semana, mas dificilmente alguém da cidade não vem aqui. Tem gente que vem de longe porque é uma tradição das famílias, vir fazer uma oração, uma visita, colocar uma flor, né? É um sentimento muito bonito que as pessoas ainda tem, graças a Deus”, disse.
Os números do Cemitério Público de Farroupilha impressionam. A data de inauguração é incerta, porém, a sua lápide mais antiga é datada de 1908. O local possuí aproximadamente 15 mil pessoas sepultadas, em uma área de mais de cerca de dois mil terrenos, ocupando uma grade quadra com a entrada principal na Rua Papa João XXIII.
Além deste, Farroupilha abriga o cemitério Nova Vicenza, que fica no bairro de mesmo nome, às margens da RSC-453, local que também deve receber um grande número de visitantes durante a próxima semana.
Para conferir a programação das missas no Dia de Finados em Farroupilha, clique aqui.