Turismo & Vinhos

Prêmio indica o município de Rolante como um dos 100 melhores destinos turísticos sustentáveis

A premiação aconteceu de forma online, direto de Berlim, na Alemanha

Foto: Divulgação/ Governo do Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação/ Governo do Rio Grande do Sul

O município de Rolante conhecida como a “Capital Nacional da Cuca”, e também por ser a terra natal do falecido cantor Teixerinha foi escolhido como um dos 100 melhores destinos turísticos sustentáveis do mundo pelo prêmio Top 100 Destinations . A informação foi dada nesta manhã de terça-feira (06), segundo a turismóloga Diuly Mähler, após a solenidade de premiação da Conferência Internacional Global Green Destinations Days (GGDD 2020), que acontece agora de forma online, direto de Berlim, na Alemanha.

“Estamos muito felizes em integrar esta lista. Esse prêmio é a consolidação de um trabalho que o município vem desenvolvendo há anos”, comemorou, explicando que foram selecionados os dois projetos enviados, o Ambientalistas Mirins que é coordenado pela Secretaria de Educação e Departamento Meio Ambiente, e o de Cicloturismo, desenvolvido pela Câmara Técnica de Turismo, Cultura e Lazer e Conselho de Turismo.

“Passamos por uma avaliação de sustentabilidade com outros temas e projetos, atendendo os 15 critérios exigidos pela GGDD para participar”, salientou. A Green Destinations é uma fundação sem fins lucrativos para o desenvolvimento e reconhecimento de destinos sustentáveis, liderando uma parceria global de representantes, organizações especializadas e instituições acadêmicas.

Localizado na encosta da Serra, no Vale do Paranhana, Rolante se destaca pela excelente posição geográfica e pela centralização da distância frente aos grandes centros econômicos e financeiros do Estado. Possui 22 mil habitantes e localiza-se à beira do Rio Rolante, tendo originado nas tropeadas que levavam o gado do Rio Grande do Sul a São Paulo. Com uma população miscigenada a partir dos imigrantes italianos, alemães e outros, forma uma comunidade harmônica, progressista e hospitaleira. A estrutura turística da cidade conta com hotéis e pousadas, restaurantes e atrações de lazer.

Conhecer Rolante é uma experiência inesquecível para quem valoriza a tradição, a cultura e as belezas naturais. Com uma natureza exuberante, o município apresenta vários atrativos turísticos como: o Morro Grande, com uma pista de vôo livre natural a 841 metros de altitude; a cascata das Andorinhas, da Colônia Monge e das Campinas, com suas trilhas ecológicas; o Rio da Barrinha, localizado entre rochas e vegetação nativa da Mata Atlântica.

Conhecida como a Terra Natal do Teixeirinha, a cidade se orgulha de seu filho ilustre e em sua homenagem, criou uma estátua na praça da Matriz. Das suas origens, traz também a herança germânica na produção de cucas, que são o carro chefe do município, por isso é reconhecida como a Capital Nacional da Cuca. Já da colonização italiana, carrega em suas histórias o cultivo da uva para produções de vinhos e oferece aos seus visitantes, na localidade de Boa Esperança, o roteiro Caminho das Pipas. Esse roteiro se dá em uma estrada com belas paisagens que lhe transforma em uma pequena e aconchegante rota turística, proporcionando visitas às cantinas que produze, os melhores vinhos, sucos e espumantes artesanais da região.

Durante o ano, a cidade conta com vários eventos que atraem os visitantes. Destacam-se o Festivale (Festival de Teatro do Vale do Paranhana, em junho), Rolantchê (Rodeio Crioulo Internacional, em novembro), Trilha do Tatu (motos off-road, em abril), Campeonato de Vôo Livre (asa delta e paraglider, em março), Mostra de Orquídeas e Bonsais (em novembro) e claro, a Kuchenfest (Festa da cuca e festival do chopp, em março).