Cidades

Prefeituras de Santa Tereza e São Valentim do Sul se manifestam sobre fiscalização ambiental em balsa que fará a ligação entre os municípios

Ambas as administrações municipais emitiram notas de esclarecimento alegando que a balsa não foi interditada

Prefeituras de Santa Tereza e São Valentim do Sul se manifestam sobre fiscalização ambiental em balsa que fará a ligação entre os municípios
Foto: Divulgação


Após as notícias sobre uma operação de fiscalização ambiental na balsa que percorre as águas do Rio Taquari em direção às cidades de São Valentim do Sul e Santa Teresa, ambas as prefeituras dos municípios emitiram notas de esclarecimento alegando que a embarcação, que fara a ligação entre as cidades, não foi interditada.

Operação Força Total

Nesta terça-feira, 16, uma equipe da PATRAM de Estrela juntamente com outra da FEPAM de Porto Alegre conduziram uma fiscalização na balsa, atualmente ancorada na cidade de Colinas, sendo constatado que a embarcação utilizava uma retroescavadeira para auxiliar sua passagem nos trechos mais críticos do Rio Taquari, vindo a interferir na reprodução dos peixes que sobem o leito e que encontram-se em período de defeso.

Segundo informações divulgadas, a balsa não possui licença ou autorização dos órgãos competentes para intervenção no Rio Taquari. Diante dos fatos, foi confeccionado Termo Circunstanciado aos responsáveis. Saiba mais no link.

Prefeitura de Santa Tereza

A prefeitura de Santa Tereza emitiu uma nota de esclarecimento ainda na tarde desta terça-feira (16). De acordo com a nota, a prefeitura buscou informações junto à empresa responsável, vencedora do processo licitatório realizado pelo Estado.

Segundo a Prefeitura, embora tenha ocorrido uma vistoria por parte de dois órgãos, a balsa não terá o deslocamento interrompido, já que não teriam sido encontradas irregularidades. Assim, logo que o nível do rio possibilitar, o equipamento seguirá seu trajeto.

Prefeitura de São Valentim do Sul

Em nota publicada nesta terça-feira (17), a Prefeitura Municipal de São Valentim do Sul informa a população que a balsa que realizará a travessia no distrito de Santa Bárbara, entre os municípios de São Valentim do Sul e Santa Teresa não foi interditada.

Assim como a Prefeitura de Santa Tereza, a administração de São Valentim do Sul afirma que “após uma inspeção cuidadosa, não foram encontradas quaisquer irregularidades”. Além disso, a prefeitura assegura que, mesmo em caso de chuva, a balsa continuara o seu deslocamento até o local da travessia.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Informamos à população que, contrariando as notícias veiculadas por alguns meios de comunicação, a balsa que realizará a travessia no distrito de Santa Bárbara, entre os municípios de São Valentim do Sul e Santa Teresa não foi interditada.

Recentemente, houveram denúncias alegando irregularidades na operação da empresa responsável pela balsa. Após uma inspeção cuidadosa, não foram encontradas quaisquer irregularidades.

A administração assegura aos moradores que, mesmo em caso de chuva, a balsa continuara o seu deslocamento até o local da travessia.

Lamentamos os transtornos causados por informações precipitadas e reiteramos nosso compromisso com o bem-estar e a mobilidade de toda a comunidade.