Cidades

Prefeituras de Nova Bassano e Nova Araçá emitem decreto por falta de diesel

Prefeituras de Nova Bassano e Nova Araçá emitem decreto por falta de diesel

A dificuldade fornecimento de combustíveis prevista para o mês de novembro, divulgada pela Petrobras nos últimos dias, já começa a interferir em alguns serviços públicos na serra gaúcha. Prefeituras estão suspendendo serviços, para priorizar o atendimento nas áreas da saúde e educação, além disso, determinações internas de diversas repartições públicas sugerem para que todos os veículos sejam abastecidos com extrema urgência. Notas públicas já foram divulgadas pelas prefeituras de Nova Bassano e Nova Araçá, além do Samae de Caxias do Sul, que afirma que o fornecedor tem combustível suficiente somente para mais dois dias.

O município de Nova Bassano publicou em sua rede social o seguinte comunicado:

“O fornecedor de óleo diesel do Município, através de seu diretor, comunicou ao Sr. Prefeito Ivaldo Dalla Costa, a dificuldade no atendimento da demanda normal do óleo diesel solicitado pelo Município. Tendo em vista a necessidade de reserva de óleo diesel para atendimento à saúde e transporte escolar, o Município informa que, estão temporariamente suspensas as atividades de máquinas do serviço público e particulares. Tais atividades somente serão realizadas em caso de urgência e emergência. Um novo comunicado será emitido pelo Município, quando os serviços de entrega forem normalizados. Reiteramos que, tal suspensão se faz necessária, para que sejam priorizados o atendimento à saúde e a educação do Município.”

Comunicado da prefeitura de Nova Araçá

O Município de Nova Araçá foi comunicado por seu fornecedor sobre a dificuldade no atendimento e compra das distribuidoras da demanda normal do óleo diesel, alertando para possibilidade de falta do produto ao Município. Tendo em vista a necessidade de reserva de óleo diesel para atendimento dos serviços públicos essenciais, como saúde e transporte escolar, o Município de Nova Araçá informa que estão temporariamente suspensas as atividades e serviços de máquinas a particulares. No setor de agricultura permanecem apenas sendo realizadas atividades de corte de forragens, silagem e grade aradora, estando todos os demais serviços suspensos. Reiteramos que tal suspensão se faz necessária para que sejam priorizados o atendimento aos serviços essenciais do Município, como saúde e educação.

Entenda a falta de combustíveis

Após a Petrobras ter confirmado que não conseguirá atender todos os pedidos de fornecimento de combustíveis para novembro, distribuidoras e agentes do mercado passaram a alertar para o risco de desabastecimento de gasolina e diesel no país.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíeis (ANP) afirma que não vê indicação de desabastecimento “nesse momento” e que “adotará, caso necessário, as providências cabíveis para mitigar desvios e reduzir riscos”.

Analistas e representantes do setor afirmam que há, sim, um risco potencial desabastecimento e de preços ainda mais caros nas bombas, uma vez que o Brasil não produz o volume de combustíveis necessário para abastecer o país, dependendo de importações, e que a atual política de preços praticada pela Petrobras desestimula a importação de combustíveis por agentes privados, uma vez que os preços no mercado internacional estão mais caros que no mercado doméstico.