Caxias do Sul

Prefeitura sugere realocar médicos das UBSs para atender no Postão 24h

No mês passado, prefeito Daniel Guerra visitou o Postão 24h e conversou com os usuários. (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)
No mês passado, prefeito Daniel Guerra visitou o Postão 24h e conversou com os usuários. (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)


A intervenção do Ministério Público no atendimento do Pronto Atendimento – Postão 24h deve surtir efeito nas próximas semanas. Na tarde da última terça-feira, dia 20, a Promotra Adriana Chesani recebeu a Secretária de Saúde, Deysi Piovesan, e o procurador-geral do Município, Leonardo da Rocha de Souza, para tentar buscar uma solução para a superlotação e a falta de profissionais no Postão. O encontro ocorreu a pedido da Promotora, que acatou a sugestão dos médicos que atendem nos serviços de urgência e emergência.

Segundo a Promotora Adriana Chesani, a proposta da Secretária de Saúde é transferir alguns médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde para o Postão 24h. Até o final da semana, ela espera receber, por escrito, um documento do município detalhando as ações, que envolveriam a realocação de ao menos seis profissionais. “A prefeitura vai encaminhar, até o final da semana, algumas informações por escrito, detalhando de que forma isso pode acontecer. Então vou analisar e verificar se é viável ou não a situação apresentada”, explica a Promotora.

No mês passado, prefeito Daniel Guerra visitou o Postão 24h e conversou com os usuários. (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)

Para que as Unidades Básicas de Saúde não sejam prejudicadas com a saída dos profissionais, o município pretende contratar médicos para que atuem no lugar dos que serão realocados nas UBSs. De acordo com informações repassadas pela prefeitura ao Ministério Público, alguns médicos aprovados no último concurso público já foram chamados e estão em fase de apresentação de documentos. A contratação desses profissionais deve ocorrer nos próximos dias.

A Secretária de Saúde de Caxias do Sul, Deysi Piovesan, ressalta que todos os médicos que deixarem a rede básica serão substituídos. “Nós não estamos retirando os recursos humanos da rede básica para atender no Postão. A gente está fazendo um remanejo, na medida em que os que foram chamados em concursos ocupam o lugar na rede básica, nós liberamos as pessoas que já estavam interessadas e que tem mais tempo de serviço para atender no Postão”, explica.

A Secretária também lamenta o alto número de exonerações que ocorreram nos primeiro semestre. Segundo ela, 44 médicos deixaram o atendimento na rede pública de Caxias do Sul. Destes, apenas 22 foram substituídos.