Comportamento

Prefeitura sinaliza possível fechamento da UBS do bairro Serrano, em Caxias do Sul

Crédito: Beto Boff / Divulgação
Crédito: Beto Boff / Divulgação

O prefeito Adiló Didomenico, juntamente com uma equipe da Prefeitura de Caxias do Sul, estiveram na UBS do bairro Serrano. A visita foi acompanha por lideranças locais e o vereador Juliano Valim/PSD. Na data, ao visualizar os problemas estruturais que a unidade apresenta, Adiló comentou sobre a possibilidade do fechamento desta unidade. Os moradores deveriam se deslocar até a UBSs do bairro Jardim El Dorado.

Valim e os moradores desaprovaram esta ideia. Segundo o parlamentar, a UBS do Serrano atende até 200 pessoas por dia, ocorrendo, quando há médicos, até 60 consultas por dia. Juliano Valim se diz preocupado com a possibilidade de centralização das unidades básicas de Caxias.

“Sinceramente eu me sinto preocupado, porque no momento que você centraliza tem que haver uma analise critica. Por exemplo hoje, vamos nos basear no bairro Jardim El dorado, onde que a sugestão do prefeito seria centralizar. Você imagina aquela região tem 70 mil habitantes, se você for na UBS pela manhã, a fila é extensa. Então você imagina se hoje já é expressivo, mesmo sendo estendido até as 21h, você soma mais a quantidade do bairro Serrano que muitas vezes ultrapassa as 100 pessoas na fila pela manhã, então eu acho que tem que ter uma análise muito criteriosa.”

Ele acredita que não é só a saúde que terá que mudar, caso ocorra esta centralização, o transporte coletivo terá que ser modificado para dar acesso a todos os usuários. E, ainda deve haver medidas para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais.

Outro ponto discutido na reunião é o toldo da unidade. A estrutura está bastante danificada e as pessoas que aguardam nas filas passam frio e se molham em dias de chuva. Neste caso, Adiló salientou, no dia da visita, que uma medida imediata será feita. Porém, até o momento, o toldo não foi consertado.

Para evitar que a comunidade deste bairro fique desassistida na área da saúde, as lideranças sugeriram a construção de uma nova UBS, em uma área verde do Serrano. O atual espaço da unidade é alugado, gerando custos mensais para o município, sendo está também uma das justificativas pelo fechamento. Adiló Didomenico se comprometeu a fazer um estudo técnico da área sugerida.

Juliano Valim concluiu que a antes da decisão de fechamento, o prefeito deve fazer uma consulta popular e verificar se está fórmula é a melhor opção. Caso a decisão venha antes, o parlamentar está apto a fazer manifestações em plenário e com a comunidade do bairro Serrano para impedir.

Em resposta a prefeitura de Caxias emitiu a seguinte nota, por meio da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde:

“A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que a informação de possível fechamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Serrano, divulgada pelo site Leouve, não procede. Em visita recente à Unidade, o prefeito Adiló Didomenico conversou com a comunidade, escutou demandas e explicou que, caso sejam necessárias reformas na UBS que inviabilizem o atendimento, a população poderá ser atendida temporariamente na Unidade Eldorado, que é a mais próxima. Em relação ao toldo na UBS Serrano, o equipamento foi consertado no dia 23/12, em caráter emergencial. O toldo que cobrirá toda a estrutura em frente à Unidade está em processo de licitação. A SMS reitera que não há previsão de fechamento de nenhuma Unidade Básica de Saúde e que inclusive três Unidades que operaram temporariamente como Vacinadoras já retomaram os atendimentos de Atenção Primária à Saúde. A única que ainda opera como UBV, a Alvorada, também voltará a ter atendimentos de Atenção Primária em breve.”