

Com o objetivo de garantir a trafegabilidade e o bom escoamento da safra da uva, a prefeitura de Bento Gonçalves prometeu a recuperação de estradas do interior nos quatro distritos da cidade, São Pedro, Tuity, Faria Lemos e Vale dos Vinhedos. A promessa foi anunciada durante o lançamento da Operação Vindima 2018, que ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 4 de dezembro.
Durante o evento foram apresentados os trabalhos que serão realizados nas áreas da saúde, mobilidade urbana, segurança, agricultura, turismo e meio ambiente. Além disso, a prefeitura divulgou a relação dos recursos que serão empregados na recuperação de aproximadamente 900 quilômetros das estradas do interior.
Segundo o executivo, somente na manutenção do maquinário e na aquisição de materiais, serão investidos cerca de R$ 255 mil. Em média foram adquiridas para a execução dos serviços, 4 mil toneladas de brita e 15 mil quilos de asfalto.
A Secretaria de Obras com apoio das subprefeituras organizou uma força-tarefa com mais de 100 servidores públicos que irão trabalhar nos quatro distritos, atendendo as demandas solicitadas pelas comunidades, como roçadas, patrolamento, britagem, colocação de sinalização, entre outros.
Já a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, trabalhará na recuperação e manutenção das placas de sinalização, pintura e sinalização viária, revitalização e troca de lâmpadas, definição e marcação das rotas para escoamento da safra, fiscalização do trânsito e orientação aos condutores, pedestres e turistas.
Para garantir segurança aos agricultores, a secretaria competente estará orientando sobre os cuidados na contratação de temporários para a colheita, atenção quanto à segurança pessoal e ao recebimento de valores e idas às agências bancárias. Além disso, serão intensificadas as ações de policiamento preventivo na área rural e de Policiamento Comunitário nos Distritos.
Por sua vez, a Secretaria de Meio Ambiente efetuará um atendimento nas propriedades com orientações sobre o recolhimento de embalagens de agrotóxicos, plantio de mudas, licenciamento ambiental e destinação correta dos resíduos. Efetuará, também, um mutirão de limpeza nas margens das principais vias de acesso ao município, o recolhimento de materiais eletrônicos e vistorias em riachos.
Haverá também uma programação específica destinada ao enoturismo, uma vez que nesta época milhares de turistas chegam a Capital do Vinho para conhecer e participar das atividades ligadas à colheita da uva. A Secretaria de Turismo trabalhará na divulgação das rotas turísticas e na realização do Bento em Vindima, de 18 de janeiro a 18 de março.
A Secretaria de Agricultura ampliará os atendimentos aos produtores nos distritos e no Sindicato de Trabalhadores Rurais dando as orientações necessárias, promoverá visitas técnicas às propriedades e trabalhará no suporte do fornecimento do Talão do Produtor. Paralelo a isso, efetuará a perfuração de novos poços artesianos no Vale dos Vinhedos e a extensão de redes d’água em Tuiuty.
Por fim, a Secretaria de Saúde estenderá o atendimento no interior com 120 consultas a mais por mês, possibilitará às comunidades dos distritos um ciclo de palestras sobre Ergonomia no trabalho, prevenção do câncer e animais peçonhentos, além do cadastro dos agricultores para distribuição de Filtro Solar. O setor de Vigilância Sanitária apoiará a ação, por meio da aplicação de um inseticida biológico nas propriedades.
Bento Gonçalves é um dos maiores produtores de uvas do país e possui o maior processamento da fruta no Rio Grande do Sul. Neste ano 234,3 milhões de quilos devem ser entregues às 68 vinícolas do município.
Clique na imagem para ampliar: