Agro Rural

Prefeitura promete recuperar estradas do interior para escoar safra da uva

Prefeitura promete recuperar estradas do interior para escoar safra da uva
Solenidade ocorreu no salão nobre da prefeitura na manhã de hoje (Foto: Assessoria de Comunicação Social)

Com o objetivo de garantir a trafegabilidade e o bom escoamento da safra da uva, a prefeitura de Bento Gonçalves prometeu a recuperação de estradas do interior nos quatro distritos da cidade, São Pedro, Tuity, Faria Lemos e Vale dos Vinhedos. A promessa foi anunciada durante o lançamento da Operação Vindima 2018, que ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 4 de dezembro.

Durante o evento foram apresentados os trabalhos que serão realizados nas áreas da saúde, mobilidade urbana, segurança, agricultura, turismo e meio ambiente. Além disso, a prefeitura divulgou a relação dos recursos que serão empregados na recuperação de aproximadamente 900 quilômetros das estradas do interior.

Segundo o executivo, somente na manutenção do maquinário e na aquisição de materiais, serão investidos cerca de R$ 255 mil. Em média foram adquiridas para a execução dos serviços, 4 mil toneladas de brita e 15 mil quilos de asfalto.

O prefeito Guilherme Pasin divulgou a relação dos recursos que serão empregados na recuperação de estradas do interior

A Secretaria de Obras com apoio das subprefeituras organizou uma força-tarefa com mais de 100 servidores públicos que irão trabalhar nos quatro distritos, atendendo as demandas solicitadas pelas comunidades, como roçadas, patrolamento, britagem, colocação de sinalização, entre outros.

O secretário de Viação e Obras, Jairo Antônio Alberici, falou da organização de uma força tarefa que vai trabalhar nos quatro distritos de Bento

Já a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, trabalhará na recuperação e manutenção das placas de sinalização, pintura e sinalização viária, revitalização e troca de lâmpadas, definição e marcação das rotas para escoamento da safra, fiscalização do trânsito e orientação aos condutores, pedestres e turistas.

Secretário Amarildo Lucatelli destacou o trabalho de manutenção e revitalização que será realizado pela secretaria.

Para garantir segurança aos agricultores, a secretaria competente estará orientando sobre os cuidados na contratação de temporários para a colheita, atenção quanto à segurança pessoal e ao recebimento de valores e idas às agências bancárias. Além disso, serão intensificadas as ações de policiamento preventivo na área rural e de Policiamento Comunitário nos Distritos.

Segundo o secretário de segurança, José Paulo Iahnke Marinho, serão intensificadas as ações de policiamento preventivo na área rural

Por sua vez, a Secretaria de Meio Ambiente efetuará um atendimento nas propriedades com orientações sobre o recolhimento de embalagens de agrotóxicos, plantio de mudas, licenciamento ambiental e destinação correta dos resíduos. Efetuará, também, um mutirão de limpeza nas margens das principais vias de acesso ao município, o recolhimento de materiais eletrônicos e vistorias em riachos.

O secretário Claudiomiro Laurindo Dias disse que será realizado um mutirão de limpeza nas margens das principais vias de acesso ao município

Haverá também uma programação específica destinada ao enoturismo, uma vez que nesta época milhares de turistas chegam a Capital do Vinho para conhecer e participar das atividades ligadas à colheita da uva. A Secretaria de Turismo trabalhará na divulgação das rotas turísticas e na realização do Bento em Vindima, de 18 de janeiro a 18 de março.

De acordo com o secretário de turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, a secretaria trabalhará na divulgação das rotas turísticas e na realização do Bento em Vindima, de 18 de janeiro a 18 de março

A Secretaria de Agricultura ampliará os atendimentos aos produtores nos distritos e no Sindicato de Trabalhadores Rurais dando as orientações necessárias, promoverá visitas técnicas às propriedades e trabalhará no suporte do fornecimento do Talão do Produtor. Paralelo a isso, efetuará a perfuração de novos poços artesianos no Vale dos Vinhedos e a extensão de redes d’água em Tuiuty.

Por fim, a Secretaria de Saúde estenderá o atendimento no interior com 120 consultas a mais por mês, possibilitará às comunidades dos distritos um ciclo de palestras sobre Ergonomia no trabalho, prevenção do câncer e animais peçonhentos, além do cadastro dos agricultores para distribuição de Filtro Solar. O setor de Vigilância Sanitária apoiará a ação, por meio da aplicação de um inseticida biológico nas propriedades.

Conforme o secretário Diogo Segabinazzi Siqueira, a Secretaria de Saúde estenderá o atendimento no interior com 120 consultas a mais por mês

Bento Gonçalves é um dos maiores produtores de uvas do país e possui o maior processamento da fruta no Rio Grande do Sul. Neste ano 234,3 milhões de quilos devem ser entregues às 68 vinícolas do município.

Clique na imagem para ampliar: