Caxias do Sul

Prefeitura pretende criar faixas compartilhadas para ciclistas até o verão

Prefeitura pretende criar faixas compartilhadas para ciclistas até o verão

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul pretende concluir até o verão a criação de faixas compartilhadas entre ciclistas e veículos na cidade. O anúncio foi dado pelo Secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, em uma reunião na semana passada com integrantes do grupo Pedala Caxias.

Na ocasião, os integrantes do grupo entregaram um abaixo-assinado com 7,5 mil assinaturas, solicitando a implantação das faixas compartilhadas. A partir de agora, os ciclistas vão apresentar uma lista com a localização das principais rotas utilizadas na cidade. Após análise da pasta, os trabalhos de sinalização serão iniciados. A intenção é que sejam instaladas placas informando o compartilhamento da pista, de atenção aos condutores e ciclistas, além da pintura, com a sinalização de uma bicicleta na via. O objetivo é que as primeiras rotas ciclísticas sejam concluídas até o verão, quando o clima seco e quente poderá incentivar que mais pessoas utilizem a bicicleta.

Em um segundo momento, o projeto prevê que faixas de ruas da área central também sejam compartilhadas. De acordo com o titular da Secretaria de Trânsito, a medida funcionará como um ensaio e buscará consolidar rotas onde a implantação de futuras ciclovias sejam justificadas pela demanda e importância no deslocamento permanente. “O objetivo é criar a faixa compartilhada e chamar o ciclista para a rua, para que ele se aproprie do espaço e mostre para o poder público que essa rota é importante para pedalar. Ou seja, o que começou como uma faixa compartilhada poderá se tornar uma ciclovia”, destaca Soares.

Conforme o secretário, o teste ainda vai auxiliar nos estudos para que a prefeitura faça um investimento certeiro na ampliação da malha cicloviária, implantando o espaço exclusivo aos ciclistas em rotas consolidadas para que não ocorra desperdício de recursos e prejuízo ao trânsito. Além de estudos, ele reforça que a medida demandará diálogo e ações específicas de educação para o trânsito, para que a cultura do compartilhamento entre os meios de transporte passe a ser cada vez mais praticada na cidade. “Sou ciclista há anos, conheço as demandas e chegou o momento de começarmos a mudar o paradigma da bicicleta na nossa cidade. Essa provocação dos movimentos ciclísticos chega em boa hora e a secretaria de Trânsito é parceira nessas melhorias”, reforça.

A prefeitura pretende realizar ainda no segundo semestre as obras para uma ciclovia de 1,7 quilômetro na avenida Rio Branco, em Ana Rech. No próximo ano, a intenção da secretaria é tirar do papel a implantação de uma ciclovia na rua Luiz Michelon, que deverá ser acompanhada de uma série de melhorias de mobilidade no trecho.