Caxias do Sul

Liminar suspende aplicação de recursos para Financiarte

Liminar suspende aplicação de recursos para Financiarte Liminar suspende aplicação de recursos para Financiarte Liminar suspende aplicação de recursos para Financiarte Liminar suspende aplicação de recursos para Financiarte
Liminar suspende aplicação de recursos para Financiarte

A prefeitura de Caxias do Sul obteve uma importante vitória na polêmica envolvendo o financiamento de arte e cultura caxiense (Financiarte). Nesta segunda-feira, dia 18, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) concedeu uma liminar em ação do município de Caxias do Sul, que alegava a inconstitucionalidade do Financiarte.

Na decisão, o TJ determina a suspensão da aplicação do artigo 4º da lei número 6967/2009, que prevê a destinação de 1% a 2% da receita proveniente do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para o Financiarte.

O argumento apresentado pela Procuradoria-Geral do Município (PGM), baseado na Constituição Federal e Estadual, é de que a arrecadação do Poder Executivo não pode estar vinculada a uma despesa específica, como é o caso do Financiarte. Agora, com a liminar do Tribunal de Justiça, o município não tem mais a obrigação de garantir o percentual previsto em lei.

Concomitantemente a isso, o juiz da 2ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública de Caxias do Sul, Carlos Frederico Finger, considerando o ajuizamento da ação de inconstitucionalidade ajuizada pelo município, indeferiu o pedido de liminar do Ministério Público (MP). A ação do MP solicitava o cumprimento imediato da legislação municipal em relação do Financiarte.

Por decisão da administração municipal, a ação declaratória de inconstitucionalidade não interferirá no resultado dos 18 projetos que já foram contemplados, neste ano, pelo financiamento. O repasse mínimo ao Financiarte, inclusive, é um dos principais pontos da denúncia que pede o impeachment do prefeito Daniel Guerra, que foi aceita pela Câmara de Vereadores no dia 12 deste mês.