Foi assinado na manhã terça-feira (11) durante ato solene no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves o edital da Parceria Público Privada da Iluminação Pública que em um prazo e 36 meses deve trocar integralmente 14.908 mil pontos de iluminação, a partir das substituição das luminárias tradicionais por lâmpadas de LED. A estimativa é a economia do consumo de energia em cerca de 50%.
O Secretário de Desenvolvimento econômico, Silvio Bertolini Pasin apresentou o projeto por todo caminho percorrido e os passos a seguir para a concretização.
“Este é um marco histórico para nossa cidade. É um projeto que traz melhorias para a comunidade, em muitos sentidos, e isso que buscamos no nosso dia-a-dia. Um projeto que irá transformar Bento em uma cidade cada vez mais sustentável e inteligente”, diz.
O documento é resultado de um período de consulta pública, a partir de apresentações e debates com a população. A proposta foi elaborada com base nos projetos das empresas Quantum Engenharia e Companhia Paulista De Desenvolvimento (CPD), vencedoras do primeiro edital.
Representando a CPD, João Vitor Domingues destacou o pioneirismo de Bento na parceria público-privada. “Hoje no país somente 14 contratos estão assinados e nenhum no Estado. Os desafios são grandes, mas Bento sai na frente. O próximo passo é incluir a cidade no roteiro de cidades luz, valorizando o aspecto empreendedor desta comunidade” afirma.
Dentre outros benefícios, estão a telegestão, que acompanha em tempo real a eficiência e funcionamento do parque de iluminação, sustentabilidade, maior luminosidade e como consequência maior sensação de segurança, redução de manutenção e possibilidade de embarcar novas tecnologias para melhorias no ecossistema de mobilidade urbana e segurança pública.
O edital será disponibilizado no site da Prefeitura nos próximos dias. Os passos seguintes são a abertura das propostas das empresas interessadas, assinatura do contrato e implementação.
A iniciativa conta com o apoio das secretarias de Finanças e de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Procuradoria-Geral do Município e Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Confira as etapas do processo até agora:
Estudo de viabilidade: 2016/2017/2018
Criação da Lei Municipal das PPP’s (6286): 2016/2017
Lançamento do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI): janeiro de 2019
Análise e escolha de projetos: junho de 2019
Consulta pública: junho e julho de 2019
Elaboração do edital: julho a novembro de 2019
Lançamento do edital: novembro de 2019