Caxias do Sul

Prefeitura intensifica combate aos ratos nas praças de Caxias do Sul

Processo será desenvolvido semanalmente pelo PPJ com intuito de diminuir população de ratos. Foto: Divulgação
Processo será desenvolvido semanalmente pelo PPJ com intuito de diminuir população de ratos. Foto: Divulgação
Processo será desenvolvido semanalmente pelo PPJ com intuito de diminuir população de ratos. Foto: Divulgação

A Secretaria do Meio Ambiente (Semma) está intensificando a desratização nas praças Dante Alighieri, Dante Marcucci e João Pessoa, em Caxias do Sul. O processo é feito pelo setor de Praças, Parques e Jardins (PPJ) da Semma e será desenvolvido semanalmente (antes era mensalmente) em função do aumento da quantidade de animais. Dessa forma, há um controle maior para que os ratos não se proliferem em grande escala. A desratização consiste em colocar veneno nas tocas dos animais.

Segundo a Semma, para que não haja mais ratos nas praças é necessário que a população se conscientize e não alimente os pombos. “É interessante que a população tenha consciência de que o excesso jogado no chão, tanto de restos de comida quanto de alimentos para os pombos, atrai cada vez mais esses animais. Com essa grande quantidade de ratos, ocorre o aumento de doenças zoonoses, transmitidas exclusivamente por animais, como leptospirose. Gostaríamos de pedir para que a comunidade nos ajudasse a controlar essa situação.

Não alimentem os pombos, porque foi a partir disso que começou a ter esse aumento na população de ratos”, ressaltou Marcelly de Souza Paes, veterinária e diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Semma.

A lei municipal 7.654/2013 prevê que o indivíduo que alimentar os pombos nas praças receberá advertência e multa de 10 Valores de Referência Municipal (VRMs), o que corresponde a R$ 321,80 (1 VRM = R$ 32,18). Já em caso de reincidência, a multa é de 20 VRMs. Denúncias podem ser feitas pelo “Alô, Caxias” no telefone 156.

Campanha “Não Alimente os Pombos”
A campanha permanente da Semma consiste em ações educativas e de conscientização, com o objetivo de trabalhar a importância de não alimentar as aves, beneficiando a comunidade e os animais. Ao deixar de alimentar os pombos, eles irão instintivamente procurar seu alimento fora da área urbana, ocasionando uma diminuição natural do número de animais no centro da cidade. A Praça Dante Alighieri, inclusive, já recebeu instalação de placas informativas alertando contra a alimentação dos pombos.