Comportamento

Prefeitura inaugura Clínica Municipal de Reabilitação nesta terça-feira (17), em Caxias do Sul

Serviço vai proporcionar dobrar o número mensal de horários para fisioterapia ofertados no CES

(Foto: Pamela Jantsch / Grupo RSCOM)
(Foto: Pamela Jantsch / Grupo RSCOM)

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugurou nesta terça-feira (17), a Clínica Municipal de Reabilitação, com foco inicial em atendimentos de fisioterapia e fonoaudiologia. O serviço vai funcionar no Centro Especializado de Saúde (CES).

Neste primeiro momento, o atendimento será voltado a pessoas com sequelas pós-covid 19, doenças respiratórias crônicas, doenças musculoesqueléticas e sequelas de AVC, além dos pacientes pediátricos que já estão em atendimento no CES. O objetivo da Secretaria é ampliar gradativamente, com a oferta de atendimentos fisioterapêuticos em outras especialidades.

Na área de fonoaudiologia, que será centralizada na Clínica, serão ofertados 50 novos horários a mais por mês, número já ampliado em abril. Já em relação à fisioterapia o número vai dobrar: a Clínica vai proporcionar que os atendimentos mensais passem de cerca de 200 para 450, fora os que já são realizados em outros locais, como Centro Integrado de Saúde da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Centro Clínico Universidade de Caxias do Sul (Ceclin) e clínicas conveniadas.

“Essa era uma das nossas metas, já desde o início do governo, de podermos ampliar a oferta de serviços nessa área de reabilitação, e o covid, como principal força, em função aos altos números de pessoas que contraíram o vírus no nosso município, que ficaram com sequelas, e que precisam desta recuperação”, destaca a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Uma sala no CES foi reformada para abrigar a Clínica, que terá equipe inicial composta por cinco fonoaudiólogos e quatro fisioterapeutas. Além dos equipamentos adquiridos pelo Município, outros serão providenciados conforme a demanda e o aumento da oferta de atendimentos.

(Foto: Pamela Jantsch / Grupo RSCOM)

Na sala de cinesioterapia, uma placa estampada com o nome da fisioterapeuta Camila Fiorio (1983-2020), que faleceu devido a complicações da covid-19, chama a atenção dos visitantes. A homenagem feita à Camila, e à todos os profissionais de saúde que atuaram bravamente na linha de frente do combate à pandemia, é um motivo especial e cheio de gratidão.

“Homenagear a nossa primeira profissional de saúde de Caxias do Sul que perdeu a vida decorrente do covid também tem um significado muito especial. A gratidão que nós devemos a todos os profissionais de saúde que de forma altruísta, atenderam e fizeram jus a suas profissões. A Camila era uma pessoa e profissional exemplar, trabalhei com ela por muitos anos e conhecia ela muito bem. Foi realmente uma grande perda”, ressalta Daniele.

Os encaminhamentos serão realizados pela Rede Municipal de Saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, médicos especialistas ou fisioterapeutas da rede, conforme diagnóstico clínico. A Clínica vai funcionar de segunda a sexta-feira, com horários agendados.