Uma ação simples, mas que tem grande diferença para o morador, é ter uma placa de identificação na rua onde reside. A sinalização permite encontrar mais facilmente os endereços, facilitando a localização das pessoas e a entrega de correspondências e encomendas.
Desde março de 2018, a prefeitura firmou um contrato que já garantiu a implantação de 1.125 placas de identificação de logradouros. O serviço é feito totalmente sem custos para o Município, uma vez que a empresa selecionada via licitação pode fazer a exploração publicitária dos pontos.
O contrato tem validade de quatro anos. Inicialmente, a estimativa da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp), que coordena e fiscaliza os trabalhos, era implantar 1,9 mil placas até o término do período. Já alcançou 59% da meta, em menos de um ano e meio. “Definimos algumas áreas específicas onde foram feitas a instalação de novas placas.
Os consertos e aplicações foram orientados de acordo com a demanda de solicitações que recebemos da comunidade. Renovamos os bairros Cristo Redentor, Cruzeiro e Panazzolo, por exemplo, além de termos sinalizado todo o loteamento Campos da Serra, que não tinha identificação”, explica o titular da pasta, engenheiro Leandro Pavan.
Além da instalação de novas placas de parede, foram colocados 75 conjuntos novos (estrutura metálica de sinalização com duas placas) e feitas mais de 2 mil manutenções nos equipamentos antigos, como limpeza, consertos e realinhamentos. Semanalmente, são verificados os conjuntos do quadrilátero central da cidade, para apurar situações de vandalismo ou necessidade de reparos. Também receberam nova sinalização os bairros Bom Pastor, Kayser, Villa Alpina e São Leopoldo, entre outros. A última implantação, em julho, contemplou a região sul do bairro Desvio Rizzo.
A vencedora da licitação foi a empresa Ação Visual. A publicidade fica totalmente a cargo da empresa, que recebe os contatos de anunciantes interessados. Os moradores que tiverem sugestões de locais para a colocação de placas devem protocolar as solicitações pelo “Alô, Caxias”, no telefone 156, ou no site sac.caxias.rs.gov.br.