Após polêmica envolvendo a fiscalização dos transportes por aplicativo no município de Bento Gonçalves, o secretário municipal de Gestão e Mobilidade Urbana, Amarildo Lucatelli, afirma que a fiscalização apenas ocorrerá como acontece com os táxis, durante a Operação Balada Segura.
O objetivo da ação é checar as condições dos veículos, como faróis, luminosos e demais itens necessários para a segurança do passageiro. Foi desenvolvido um planejamento para que ocorra novas fiscalizações do serviço, com o objetivo de melhorar a atividade prestada para os usuários, tanto de táxi quando de Uber.
“Em momento algum foi falado em caçar ou perseguir os Uber, o que foi falado é que será feita a fiscalização durante a operação, mas nada focado nos motoristas por aplicativo”, destacou Lucatelli.
O secretário garante que os motoristas da Uber têm interesse na regulamentação para que possam trabalhar dentro da lei. Os taxistas solicitam que não sejam feitas corridas por fora do aplicativo, sendo isso o que torna ilegal o transporte, vindo a prejudicar em 70% o movimento, principalmente a noite. Um projeto de lei deve ser montado nos próximos dias e apresentado aos motoristas de táxi e de Uber do município para depois enviar a Câmara de Vereadores.
Ouça o secretário Amarildo Lucatelli