Caxias do Sul

Prefeitura e estado alinham continuidade do policiamento comunitário em Caxias

Encontro reuniu representantes da BM, do Estado e do Município de Caxias do Sul. (Foto: Rodrigo Ziebel/SSP)
Encontro reuniu representantes da BM, do Estado e do Município de Caxias do Sul. (Foto: Rodrigo Ziebel/SSP)

Implementado em 2012 e colocado em xeque nos últimos meses, o policiamento comunitário deve seguir em Caxias do Sul. Em uma reunião realizada nesta segunda-feira, dia 16, entre representantes da Brigada Militar, do município e do governo do estado, um novo modelo de policiamento comunitário foi alinhado e deve ser assinado nos próximos dias. O encontro reuniu o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, secretário de Segurança do município, José Francisco Mallmann, e o comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Andreis Silvio Dal’Lago.

No modelo antigo, existiam três convênios entre governo do estado e prefeitura de Caxias do Sul, firmados em momentos distintos. Um deles terminou em 16 de setembro e teve a sua renovação vedada pela Procuradoria-Geral do Município por uma questão legal. Os demais têm prazo de encerramento previsto para 8 de dezembro de 2017 e 24 de dezembro de 2019, respectivamente.

Encontro reuniu representantes da BM, do Estado e do Município de Caxias do Sul. (Foto: Rodrigo Ziebel/SSP)

Conforme o chefe de gabinete, Júlio César Freitas, os três convênios serão transformados em um só contrato. Com isso, o município agora vai repassar a verba diretamente para a Brigada Militar. Antes, o recurso passava pelo Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) antes de chegar aos policiais. “Faremos um novo convênio direto entre a prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, englobando os três convênios existentes em um único contrato. E o recurso nós estamos trabalhando para que ele seja disponibilizado diretamente aos soldados da Brigada Militar que participaram do policiamento comunitário”, explica.

O acordo deve ser elaborado pela SSP e encaminhado para análise do município até o final da semana. Depois disso, a prefeitura vai convocar uma reunião com o Major do 12ª Batalhão de Polícia Militar, Emerson Ribas, para explicar a situação. Após esses dois atos, o novo convênio deve ser firmado. Atualmente, Caxias do Sul conta com 24 núcleos de policiamento comunitário.