A prefeitura de Farroupilha e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) assinaram, nesta segunda-feira, dia 29, um convênio entre apara a instalação de 18 câmeras de monitoramento no entorno da cidade, dentro do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM). A parceria foi aprovada por todos os vereadores em novembro do ano passado, virando lei municipal.
O cercamento eletrônico deverá contemplar os principais pontos de acesso e saída de Farroupilha, em trechos de grande trânsito de veículos das rodovias RST-453, VRS-813, RS-122 e RS-448. Pela propostas, deverão ser instaladas câmeras especiais que identificam as placas de veículos e verificam a situação junto ao banco de dados de órgãos de segurança, formando um cinturão nas principais rodovias de entrada, circulação e saída do município. Isso possibilitará identificar veículos em situação de furto, roubados ou com documentação irregular.
Para o prefeito Claiton Gonçalves, é muito importante este investimento em segurança. “Teremos um sistema moderno para de fluxo e tráfego. Para isso, fizemos um trabalho interno para buscar o monitoramento. Temos sofrido uma defasagem importante no número de homens e soldados e precisamos nos instrumentalizar junto com a região, não podemos ficar de fora disso”, salientou.
O convênio com o Daer prevê, ainda, a inclusão dos Autos de Infração de Trânsito (AIT), a Emissão de Demonstrativos das Infrações, Julgamento de AITs e Arrecadação de Multas Aplicadas. O Município de Farroupilha será responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos e parte dos recursos arrecadados pelas infrações detectadas ficará com o Município de Farroupilha.