Caxias do Sul

Prefeitura diz que cratera no bairro São Leopoldo deve ser reparada em um mês

Prefeitura diz que cratera no bairro São Leopoldo deve ser reparada em um mês


A cratera localizada no cruzamento das ruas Carlos Mauri e Santo Torelli, no bairro São Leopoldo, deve ser reparada em até um mês. O prazo foi dado pela secretaria de Obras de Caxias do Sul na manhã desta terça-feira, dia 8. Ontem, os moradores do local protestaram por ações do poder público com cartazes e um boneco, batizado de “Seu Leopoldo”, sentado às margens do buraco.

Os moradores reclamam que convivem com o buraco há dois meses, quando um temporal atingiu a Serra no dia 8 de junho. Além do risco iminente de cair na cratera, o mau cheiro provocado pelo esgoto também incomoda a vizinhança.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Moradores do Bairro (Amob) São Leopoldo, Ladir Brandalise, o cruzamento é de grande fluxo de carros e o poder público dá apenas explicações para não executar o reparo. “Eles fizeram uma obra aqui e não fecharam. Eles tão alegando qualquer coisa, mas acho que não devem ter licitado a empresa terceirizada para terminar a obra. Tem muito tráfego na rua Carlos Mauri”, protesta Brandalise.

Boneco Seu Leopoldo, criado pelo grupo, teve como objetivo atentar ao descaso. (Fotos: Ladir Brandalise)

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Leandro Pavan, o prazo para o reparo do buraco é de 20 a 25 dias, em razão da falta da máquina necessária para realizar o trabalho. “Devido àquele temporal no início de junho, quando a galeria estourou e gerou um buraco enorme, várias pedras grandes foram sugadas metros para baixo. Para transportar essas pedras é necessário uma mini-escavadeira e o município não tem esse maquinário. Então a gente está fazendo uma dispensa de licitação para poder alugar esse equipamento”, explica.

O titular da pasta ressalta ainda que não é adequado tapar o buraco sem realizar o restauro. “A gente já inspecionou mas são pedras bem grandes que estão obstruindo um buraco de cerca de dois metros. Então não adianta fechar e ter que abrir de novo dentro de 15 dias, mesmo sendo mais rápido, pois a chuva faz muita pressão neste local e o buraco pode aumentar”, salienta. “É a prioridade máxima da secretaria no momento, então eu tenho a confiança que esse reparo vai ser feito com urgência”, conclui o secretário.

Caso o prazo dado pela secretaria não seja cumprido, os moradores do bairro prometem protestar novamente, desta vez, bloqueando o trânsito na Avenida São Leopoldo.