Nos últimos dias a reportagem do Leouve recebeu diversas reclamações em relação à coleta do lixo em Garibaldi. Desde rotas com horários alterados até ruas sem o recolhimento dos resíduos. Os contratempos seriam decorrentes da adaptação de uma nova empresa que passou a ser responsável pelo trabalho desde o dia 19 de julho.
Na tarde desta quarta-feira (27), a Prefeitura de Garibaldi emitiu uma nota de esclarecimento, informando que esta nova empresa está prestando serviço de forma emergencial, até a conclusão da licitação, já em andamento, para a contratação da empresa que prestará o serviço à comunidade.
“A licitação foi necessária em virtude da saída da empresa Navegantes – Limpeza Urbana Ltda, que assinou contrato com a gestão em 31 de dezembro do ano passado e, durante o ano de 2021, prestou o serviço ao município. Durante esse período, a empresa solicitou reequilíbrio de valores do contrato em três ocasiões. Em 25/08/2021, foi feito um aditamento em virtude da necessidade de dar conta do maior custo do diesel. No final do ano, no entanto, a empresa decidiu por não renovar o contrato com a Prefeitura, o que exigiu um processo emergencial com dispensa de licitação para garantir esse serviço.
Em 19/01/2022, a Biasotto e Cia Ltda. passou a fazer a coleta de lixo, enquanto a administração organizava um novo edital. O contrato emergencial tinha duração de seis meses, encerrando-se em 18/07. A Biasotto optou por não seguir com o recolhimento até a data da nova licitação, o que exigiu a chamada de uma nova empresa, a Ambi Transportes Ltda, que iniciou seu trabalho na semana passada”.
Por se tratar de uma situação temporária, a Prefeitura reitera a importância da cooperação de toda a comunidade. Estamos alinhando diretamente com a Ambi as questões de recolhimento dos resíduos para organizar as rotas e horários. Neste momento, a empresa está atuando em mutirão, nos turnos diurno e noturno, para garantir o atendimento à população.
Ao mesmo tempo, a gestão municipal, com responsabilidade e transparência, está conduzindo a nova licitação para garantir o melhor serviço em Garibaldi. O edital terá a definição das rotas e horários para o recolhimento de lixo — historicamente, esse processo indicava apenas o horário de início da coleta e os dias em que seriam realizados”.
Ainda conforme a nota, a Secretaria de Meio Ambiente está atenta a eventuais problemas no serviço e agindo para que sejam corrigidos neste momento emergencial. A pasta se colocou a disposição para dúvidas e reclamações, através dos telefones (54) 3462 8104 ou (54) 3462.8105.