Comportamento

Prefeitura de Garibaldi emite nota após rompimento de lagoa de tratamento de efluentes que provocou danos ao Arroio Marrecão

(Foto: Ilustrativa/ Divulgação)
(Foto: Ilustrativa/ Divulgação)

A Secretaria de Meio Ambiente de Garibaldi emitiu na última sexta-feira (28) nota de esclarecimento após denúncia de um possível crime ambiental que estaria gerando danos ao Arroio Marrecão.

De acordo com informações da prefeitura, no fim da tarde da quarta-feira (26), foi recebida informação de que as águas do arroio estariam com mau cheiro e coloração escura. Desta forma, as autoridades municipais iniciaram investigação para esclarecer o ocorrido.

Na quinta-feira (27), constatou-se que alteração do arroio era decorrente do rompimento de uma das lagoas de tratamento de efluentes líquidos de uma empresa. A partir disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente comunicou a FEPAM, órgão responsável pelo licenciamento ambiental da empresa, para que sejam tomadas às devidas providências. Ainda, a acusada da ação foi notificada para prestar os devidos esclarecimentos.

Confira a nota na íntegra:

“O Município de Garibaldi recebeu no fim da tarde da última quarta-feira, dia 26, uma denúncia anônima, onde relatava mau cheiro e coloração escura na água do Arroio Marrecão.

A partir disso, o Município passou a procurar possíveis causas, buscando esclarecer o que estaria ocasionando a alteração nas características das águas.

No final da tarde de quinta-feira, após diversas investigações, constatou-se que o ocorrido era decorrente do rompimento de uma das lagoas de tratamento de efluentes líquidos de uma empresa.

A par disso, o Município, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente está comunicando a FEPAM, órgão responsável pelo licenciamento ambiental da empresa, para que sejam tomadas às devidas providências. Também notificou a empresa para prestar os devidos esclarecimentos, e permanece acompanhando de perto à situação.”