Flores da Cunha

Prefeitura de Flores da Cunha planeja implantar Guarda Municipal em 2022

Conforme o secretário de administração do município, futuramente, se for necessário, a GM pode ser armada

Foto: Acervo/PMFC
Foto: Acervo/PMFC

Está em pauta na prefeitura de Flores da Cunha, a ideia da implantação da Guarda Municipal (GM) no município. O planejamento ainda não é um Projeto de Lei (PL) e, no momento, o Executivo avalia e estuda a possibilidade desta inserção que, se for aprovada pelo poder Legislativo, deverá ser efetivada no ano que vem. Conforme a prefeitura, a GM será de grande ajuda para a segurança da cidade, auxiliando a Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil.

Em entrevista com o secretario de Administração de Flores da Cunha, César Conz, a logística do projeto está sendo desenvolvida de uma forma a qual traga mais segurança aos munícipes florenses. “É um projeto que ainda está em avaliação, estamos avaliando todas as possibilidades, visitando municípios que tenham já a GM implementada, como em Bento Gonçalves por exemplo. Existe movimentos em várias cidades próximas de repressão da criminalidade, onde sabemos que eles estão fechando o cerco, tornando as cidades mais seguras e expelindo esses criminosos, sendo assim, a probabilidade destes criminosos acabarem indo para outras cidades é muito grande”, destacou o secretário.

Conforme Conz, também está sendo desenvolvido, em parceria com o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO), um projeto chamado “Olhar Digital”, o qual consiste em um monitoramento de vigilância avançado. “É um cercamento digital e câmeras de vigilância que podem monitorar as placas dos veículos que entram na cidade, podem identificar se é um carro roubado ou algo do tipo, também é capaz de detectar a cor de um veículo, isolando outros carros e focar apenas no veículo daquela determinada cor, os quais transitaram naquele espaço de tempo, o que facilita ainda mais o acionamento da BM, da Polícia Civil ou até mesmo da GM”, afirmou César.

O secretário também afirmou que, com a implantação da GM e do “Olhar Digital” no município, será desenvolvida uma nova secretaria no Executivo, sendo esta a pasta de segurança, a qual será composta por servidores ingressados via concurso público. “Nós teríamos uma secretaria de Segurança, com um secretário que deverá ser alguém com convivência na segurança pública. A princípio a GM não será uma segurança armada, será uma segurança mais de trânsito e de orientação, mas dependendo da evolução, ela pode ser aramada também, neste caso entra um outro processo de seleção. Qualquer civil pode prestar o processo seletivo e, na sequência, teria uma segunda etapa com exames psicológicos, psicotécnicos, curso de tiro, curso de como se portar em situações de estresse, podendo sim, ou não, ser aprovado”, destacou Conz.

Por conta da Lei Complementar 173, que impede a contratação de novos servidores até o dia 31 de dezembro de 2021, o projeto, após desenvolvimento, deverá ser encaminhado à Câmara de Vereadores e, se for aprovado, poderá ser executado já na metade de 2022. Conforme Conz, o valor do investimento ainda está sendo estudo. Vale destacar que há guardas concursados da prefeitura no município que realizam a segurança do patrimônio, como prédios públicos, postos de saúde, parques e até mesmo a prefeitura, porém, não possuem a jurisdição de se envolver em ações de maior periculosidade.