A Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação inaugurou nesta segunda-feira, dia 2, o Banco Social. O espaço tem por objetivo armazenar materiais que ficarão à disposição em caso de incêndios, desastres naturais ou outras ocorrências que resultem em desabrigados, ou ainda para atender pessoas em extrema vulnerabilidade social ou de pobreza que não tenham condições de comprar os objetos.
Conforme a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Glória Menegotto, o Banco Social vai beneficiar toda a comunidade. “O Banco Social é onde a gente recebe doações e doa. Ele é o nosso Banco Social, porque ele é da comunidade, ele precisa da comunidade para receber doações e em contrapartida doa para as pessoas com vulnerabilidade social ou que tenham sofrido com alguma desastre natural”, destaca.
De acordo com a secretária, no local será aceito qualquer tipo de doação.”Estamos aceitando qualquer coisa, nossa ideia é ter estoque de alimentos, roupas, eletrodomésticos, utensílios de cozinha, móveis, louças, material de construção, entre outros. Lembrando que as doações podem ser feitas direto aqui no Banco Social e em caso de não poder vir até aqui, nossa equipe irá buscar as doações”, salienta.
Ainda de acordo com Glória Menegotto, para receber as doações é necessária a apresentação de documento que comprove a residência em Farroupilha, além disso uma Assistente Social irá avalizar se o cidadão realmente está precisando de doações.
O Banco Social está localizado na Rodovia dos Romeiros, 440, aos fundos do CTG Ronda Charrua. O atendimento ao público deve ocorrer diariamente, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h. Para ter acesso aos donativos como alimentos e objetos diversos, as pessoas podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação ou os Centros de Referência em Assistência Social (Cras).