Preocupados com o ocorrido com a menina Naiara Soares Gomes em Caxias do Sul, a Prefeitura de Farroupilha estuda a possibilidade de implantar a biometria nas escolas municipais. O objetivo é monitorar se o aluno está presente na escola no turno em que estuda.
A Secretaria da Educação já trabalha com um novo sistema que possibilita integrar todas as escolas do município. De acordo com o diretor da Secretaria de Educação, Vinícius de Cesaro, a ideia inicial é passar todos os dados para o sistema, em seguida criar o portal dos pais e alunos e no futuro implantar a biometria com informações em tempo real.
“A nossa preocupação é sim de passar as informações o mais fidedignas possíveis para que todo mundo possa saber o que esta acontecendo com as crianças nas escolas. Nós estamos trabalhando em um software de gestão educacional que irá integrar todas as escolas municipais e a secretaria. Nosso primeiro passo é abastecer o sistema com informações sobre as escolas que já vão ir pro censo escolar em no mês de maio. Logo em seguida, iremos implementar o portal dos pais e alunos, aonde o pai terá um login e uma senha e através de um site ele vai saber como está o filho na escola, notas, provas, tarefas etc… E por fim, a ideia é a biometria e o acompanhamento dos pais em tempo real dos filhos, por exemplo, o filho saiu de casa para ir na escola e não chegar, os pais serão avisados imediatamente através de mensagem para saber se ela está ou não em casa. Então passo a passo vamos aprimorando o sistema para que nos ajude de diversas formas”, salienta.
A Secretaria de Educação deve elaborar um material publicitário alertando os pais sobre os cuidados e orientações que eles devem ter suas crianças.