
Após cerca de três anos paradas, as obras da creche no bairro Monte Pasqual, em Farroupilha, serão finalizadas pela prefeitura do município. A construção iniciada através do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Proinfância, do Ministério da Educação esta abandonada desde 2015.

De acordo com a secretária de Educação, Elaine Giuliatto, o município foi habilitado pelo Fundo Nacional de Educação (Fnde) a concluir a obra da creche, através de um novo projeto. “Conseguimos que o Fnde possibilitasse a troca de tecnologia, passando de PVC para blocos de concreto e com esse novo projeto vamos conseguir concluir a obra. Foi uma luta incansável, mas com o esforço do prefeito Claiton e da nossa Secretaria vamos conseguir finalizar essa obra que tanto vai nos auxiliar com as vagas de alunos”, destaca.
Com uma área de 1323,58 m², a creche deve atender 120 alunos de 0 a 3 anos em turno integral ou 240 em meio turno. O custo da obra gira em torno de R$ 1,7 milhões, desse valor, o município vai dar uma contrapartida de R$ 250 mil. De acordo com a secretária Elaine Giuliatto, o processo licitatório já foi aberto e as obras devem começar no inicio do próximo ano com previsão de término para segundo semestre de 2019.
Além da creche do bairro Monte Pasqual, o município está com problemas nas obras da creche do bairro Belvedere, porém esse caso está na justiça. Elaine Giuliatto explica que como a obra já está com mais de 40% concluída, ficaria inviável para o município assumir a construção.
“O caso do Belvedere é mais delicado em virtude da obra já estar com paredes erguidas e com mais de 40% da obra concluída. Fizemos os caulculos e ia se tornar inviavel para nós darmos continuidade na obra. O processo ainda está na justiça e agora vamos esperar a decisão do juiz”, afirma.
A previsão era de que as escolas estivessem prontas em 2014 e aptas a atender os alunos em 2015.