A prefeitura de Caxias do Sul emitiu um comunicado na noite deste domingo, dia 27, no qual anuncia a suspensão das aulas na rede municipal de ensino a partir da próxima terça-feira, dia 29. A definição ocorreu durante uma reunião do Gabinete de Crise. Confira as medidas adotadas pela prefeitura diante de um possível desabastecimento em função da paralisação dos caminhoneiros.
– Educação: todas as escolas de Ensino Fundamental terão aulas suspensas nos dias 29 e 30/05 e 01/06. Os dias letivos serão recuperados posteriormente. Já o funcionamento da Educação Infantil será negociado com as entidades que atuam na gestão compartilhada das unidades já nesta segunda-feira.
– Saúde: o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no Centro Especializado em Saúde (CES) será normal entre os dias 28 e 30/05. Entre os dias 31/05 e 03/06, apenas os serviços de urgência e emergência seguirão funcionando em função do feriadão de Corpus Christi.
– Codeca: coleta de lixo na área central ocorrerá normalmente na madrugada desta segunda-feira (28/05). Ao longo dia, a Companhia definirá como o serviço seguirá sendo prestado. A Codeca pede para que as pessoas segurem os resíduos secos em casa, caso seja possível, até que o recolhimento seja normalizado.
– Guarda Municipal: atuará normalmente.
– Trânsito e Transportes: serviços seguirão sendo prestados ao longo da semana. Apenas na sexta-feira (01/06), haverá plantão da Fiscalização de Trânsito e do setor de Semáforos.
– Agricultura: as Feiras do Agricultor ocorrerão normalmente dependendo apenas da possibilidade de deslocamento dos produtores participantes.
– Assistência Social: CRAS, CREAS, Cadastro Único e Centro Pop Rua funcionam de segunda a quarta-feira.
– Meio Ambiente: a manutenção de praças, parques e jardins estará suspensa ao longo da semana, assim como os roteiros de educação ambiental. Canil Municipal e cemitérios seguem funcionando normalmente.
– Recursos Humanos e Logística: a frota de veículos da prefeitura atenderá apenas o essencial e a liberação dos carros dependerá de autorização do secretário de cada pasta. Apenas os veículos da Secretaria Municipal da Saúde é que estão liberados, o que inclui as ambulâncias. A orientação é que os gestores de cada secretaria negociem com os servidores o uso de banco de horas ou compensação de horário entre segunda e quarta-feira. Na sexta-feira haverá ponto facultativo.